Saúde dos municípios do interior pede por socorro afirma deputado Dr. Neidson

Saúde dos municípios do interior pede por socorro afirma deputado Dr. Neidson

Ampliação de leitos de UTIs, contratação de mais médicos e descentralização dos atendimentos estão entre as recomendações feitas ao Poder Executivo

Durante a reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, realizada na terça-feira passada, onde se discutiu a crise na saúde em Rondônia, os deputados aprovaram uma Recomendação Parlamentar, de iniciativa do deputado Dr. Neidson e acompanhada pelo presidente da comissão, deputado Adailton Fúria para que, por meio de Termo de Cooperação, o Governo do Estado possa atender os municípios no combate ao novo Coronavírus durante o atual período de calamidade pública.

De acordo com o vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Neidson (PMN), a recomendação sugere providências como a ampliação de leitos de UTI das regiões da Macro II, que abrange 33 municípios, a contratação de mais médicos, a descentralização dos atendimentos das especialidades médicas, o retorno dos exames e procedimentos de alta complexidade e o retorno gradual de consultas médicas especializadas e das cirurgias eletivas.

Segundo Dr. Neidson, os municípios estão pedindo socorro para a ampliação de leitos de UTIs nos municípios que abrangem a Macro II.

“O fato é que ampliaram muitos leitos clínicos e está faltando leito de UTI para atender a demanda que requer essa pandemia. Então nosso proposta é que o Governo monte um estratégia para garantir esses leitos para pacientes graves acometidos pela Covid-19. E tão importante quanto, é o retorno das cirurgias eletivas, das consultas especializadas e a celebração de um convênio entre Governo e municípios para a contratação de médicos especialistas para evitar o translado dos pacientes do interior para a capital”, enfatizou Dr. Neidson.

Ainda de acordo com o deputado, como o secretário de Estado de Saúde não compareceu a reunião, os parlamentares presentes aprovaram uma convocação para que o secretário Fernando Rodrigues Máximo, compareça à próxima reunião, no dia 25, para prestar esclarecimentos à comissão.  

Além dos deputados Adaílton Fúria (PSD) e Chiquinho da Emater (PSB), também participaram da reunião uma comitiva vinda de Buritis formada pelo prefeito, Ronaldi Rodrigues de Oliveira (PDT), a secretária de saúde, Altina de Morais Martins e o coordenador do Núcleo da Atenção Básica da Saúde, Fernando da Silva, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems/RO), Vera Lúcia Quadros, o vice-presidente, Rubi Ferreira Cosa, o presidente do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Rondônia (Sinderom), Charles Alves de Oliveira e o enfermeiro Roberto Dilamite Souza.