A relação com a casa, em 2020, mudou para os millennials e a Geração Z

Novos hábitos, transformações e uma nova rotina marcam a relação dessas gerações com a morada, segundo um relatório do Pinterest

O ano de 2020 foi um período de mudanças para muitas pessoas. A forma de olhar o mundo foi alterada, assim como a de se relacionar socialmente. Em um período de isolamento social, é natural que a nossa relação com a casa também se transforme.

Segundo um relatório do Pinterest, plataforma de inspiração, neste ano, a Geração Z, os homens e os millennials foram os que mais usaram a ferramenta. Segundo dados da plataforma, os internautas estão refletindo sobre crescimento pessoal e bem-estar mental. As buscas por “positividade”, por exemplo, subiram mais de 64%.

A Geração Z está em busca de criatividade e novas atividades. As pesquisar por “check-up da saúde mental” aumentou cinco vezes, enquanto as buscas por “alimentação consciente” e “ideias de ensaio fotográfico” cresceram respectivamente mais de 44% e mais de 56 vezes.

Esse grupo também está focado em criar espaços equilibrados e serenos, principalmente no quarto. Buscas como “ideias de quarto zen”, “quarto relaxante” e “modelo de quarto com feng shui” também cresceram.

Liliah Angelini, gerente de contas da WGSN explica a tendência: “a busca de espaços mais relaxantes acontece devido às mudanças nos sentimentos e nas prioridades dos consumidores, e que, especificamente neste ano, são contextualizadas por uma pandemia”. Liliah continua: “mapeamos o lar como santuário e espaço de autocuidado, e também de autoaprimoramento. Uma estética relaxante e saudável ajuda a criar ambientes tranquilizadores e faz com que as pessoas se sintam confortáveis.”

Buscas por “quarto indie e hippie” também cresceram entre usuários da Geração Z. Segundo Liliah, a vontade de mudar ambientes e redecorar a casa é um desdobramento natural da rotina de passar mais tempo no lar, uma vez que a morada assume novas funções, tais quais: home office, home schooling, home workout e mais.

Os Millennials, por outro lado, estão em busca de uma vida doméstica mais consciente. A saúde e a felicidade da família têm sido algumas das maiores preocupações. Pesquisas como “atividades de saúde mental para crianças”, “terapia ocupacional para crianças” e “parentalidade consciente” estão aumentando.

Novos cronogramas e rotinas também tem ganhado certa atenção. “Horários para as crianças em casa”, “rotina diária para as crianças” também cresceram. Outra preocupação é equilibrar o tempo entre aparelhos eletrônicos, como videogames e celulares, com atividades mais saudáveis. Termos como “rotina de exercícios físicos para crianças”, “poses de ioga que imitam animais para crianças” e “balanços internos para crianças” também cresceram significativamente.

Para Liliah, é possível associar a busca por mudanças ao bem-estar: “a reorganização por si só dos espaços e ambientes já contribui para nosso bem-estar – manter as coisas em ordem cria uma sensação de clareza, calma e controle sobre o ambiente em que vivemos, e isso vai gerar mais segurança para esse consumidor. Uma boa organização no lar ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. É como se a pessoa estivesse fazendo dentro de si uma mudança significativa”, comenta.

Outra crescente que ganhou ainda mais força com a pandemia é o DIY. “O faça você mesmo tem como desdobramentos a criação de sistemas autossuficientes no lar, como o cultivo de alimentos em casa, e isso vai continuar sendo uma tendência a longo prazo, principalmente associada à criatividade de trazer novas soluções – móveis, objetos e espaços serão repensados para se tornarem cada vez mais multifuncionais, já que a casa precisará atender a todas as novas demandas do consumidor”, explica a gerente do WGSN.

Swasti Sama, o Insights Manager do Pinterest complementa: “com muitos da Geração Z em casa sem poder ir à escola ou à universidade, nós, do Pinterest, percebemos um aumento significativo nas buscas por formas de se sentir melhor e mais calmo – os usuários desta faixa estão focando em seu interior e criando espaços relaxantes, como quartos zen e cantinhos para meditação. Em todas as gerações, estamos vendo as maiores pesquisas de todos os tempos por mindfulness e melhorias na casa, já que, devido à pandemia, os usuários estão transformando suas casas em refúgios – com telas de projetor DIY, oásis no pátio e jardins internos. Com essas renovações, a tendência de lar como refúgio pode durar até o próximo ano.”

Fonte: revistacasaejardim

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