CIMENTO QUEIMADO – Da pobreza ao luxo

CIMENTO QUEIMADO – Da pobreza ao luxo

Aprenda a usar a técnica em decorações chiques e rusticas, que viraram febre nos grandes centros.

Se tem um revestimento que chegou na decoração de interiores para ficar é o cimento queimado. Com seu acabamento versátil, bonito e de tonalidade neutra ele se adapta desde aos estilos decorativos mais modernos até os mais clássicos. Apto para vários ambientes e utilizado de diferentes maneiras o cimento queimado pode ser a escolha ideal para você que está reformando ou pretende mudar o visual de algum ambiente específico da casa. Hoje falaremos das características do cimento queimado e as diferentes maneiras de utilizá-lo na decoração. 

O que é e como é feita a aplicação? 

O acabamento consiste em uma argamassa produzida através da mistura de água, areia e cimento que é aplicada no piso, paredes ou outros tipos de superfícies construídas em alvenaria ou concreto armado como bancadas, prateleiras, bancos e outros móveis. A aplicação no piso é feita através de espátulas e com a mistura já aplicada a “queima” é realizada jogando pó de cimento sobre a massa ainda fresca e logo após é feito o nivelamento com uma desempenadeira de aço. A aplicação na parede é feita com o mesmo material mas com algumas modificações de proporções. O material deverá receber como finalização uma resina impermeabilizante afim de protegê-lo dos efeitos da água, gordura ou outros tipos de sujeiras.

Cimento queimado do piso ao teto

cimento queimado

O cimento queimado é um acabamento apto para pisos, paredes e tetos e sua aplicação sobre outros tipos de revestimentos não é recomendada porque poderá comprometer o resultado final. A superfície na qual o material será aplicado precisa estar totalmente nivelada, sem imperfeiçoes, umidade, limpa e melhor ainda se for levemente áspera, como um contra piso ou um lastro de concreto áspero. Quando falamos em tipos de ambientes não hesite em aplicar o cimento queimado em todos os cômodos da sua casa como quarto, sala, banheiro ou cozinha, o resultado é fantástico. 

Também para áreas molhadas

banheiro com cimento queimado

A aplicação do cimento queimado em áreas molhadas como, banheiro, cozinha e área de serviço, requer alguns cuidados já que o mesmo pode se tornar muito escorregadio quando em contato com a água. Para o piso dessas regiões recomenda-se aplicar um verniz com areia de quartzo, no lugar da resina impermeabilizante convencional, com isso a superfície do cimento queimado irá adquirir características antiderrapantes se tornando mais segura e apta até mesmo para o piso do box. 

Outros tipos de superfícies

bancada de concreto

O cimento queimado é tão versátil que pode até mesmo ser utilizado para revestir estruturas de concreto armado ou alvenaria atuando como acabamento para bancos, bancadas, prateleiras e outros tipos de móveis desse tipo. Da mesma maneira a aplicação da argamassa é aplicada sobre as superfícies e posteriormente nivelada e impermeabilizada resultando em uma acabamento liso e um visual moderno para os elementos em concreto. 

Engane com a textura…

cimento queimado

Hoje em dia é possível enganar os olhos e conseguir o mesmo visual do cimento queimado através da aplicação de textura. Podemos encontrar em lojas especializadas produtos específicos que simulam com perfeição o bonito acabamento do cimento queimado nas paredes. É um truque prático e rápido de modernizar algum ambiente e conseguindo o mesmo efeito do cimento queimado na decoração.

… ou com o porcelanato e cerâmicas

cimento queimado

Outra maneira de conseguir o mesmo efeito do cimento queimado na decoração é utilizando o porcelanato ou revestimentos cerâmicos com o acabamento do cimento queimado. É possível encontrá-los com diferentes tons de cinza simulando o cimento e as peças maiores resultam em um acabamento ainda mais perfeito devido ao fato de apresentarem menos juntas. 

Faça sua parede de cimento queimado

faça você mesmo
faça você mesmo
faça você mesmo
faça você mesmo

Se você é do tipo de pessoa que se atreve com a bricolagem pode tentar fazer sua versão de cimento queimado em alguma parede da sua casa. O materiais necessários são:

  • Adesivo de alto impacto.
  • Cimento.
  • Resina a base de água.
  • Rolinho de lã
  • Espátula e desempenadeira.

O passo a passo é simples. Prepare uma mistura com o adesivo de alto impacto e o cimento até atingir uma consistência homogênea, como se fosse uma massa acrílica. Aplique a mistura na parede com a ajuda de uma desempenadeira, vá aplicando aos poucos da maneira mais uniforme possível até cobrir toda a superfície desejada e para os cantinhos utilize a espátula para uma aplicação mais precisa. Após a aplicação espere a superfície secar por no mínimo duas horas e então lixe toda a parede com uma lixa 220 suavizando as imperfeições. Limpe a parede com um pano úmido, espere o tempo de secagem total de 12 horas e aplique a resina a base de água (com um rolinho de lã) para impermeabilizar e proteger a superfície. Pronto! Uma linda parede de cimento queimado feita por você!

Fonte: Habitissimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *