Piloto treina acrobacias em Vilhena e atrai atenções

Piloto treina acrobacias em Vilhena e atrai atenções

Wheeling Stunt é um esporte pouco difundido na região e praticante já rompeu ligamentos do joelho durante competição

Maria R. Gabriela

Paulo Monteiro de Sousa é técnico em climatização e refrigeração na empresa Frioar, de Vilhena. Mas, quando não está entre ares-condicionados e geladeiras, o homem hipnotiza quem o vê fazendo manobras arriscadas sobre sua moto de 600 cilindradas. Ele pratica Wheeling Stunt, um esporte que se baseia em acrobacias sobre rodas.

“Tenho 38 anos e pratico esse esporte desde 2000. Comecei na categoria 125 cilindradas, depois fui pra a 250 e, em seguida, pra 600 cilindradas. Desde então, participei de encontros e competições em várias cidades de Rondônia, incluindo Cacoal, Ji-Paraná, Alta Floresta e Vilhena”, conta Paulo.

Segundo ele, “na maioria dos eventos que participei não houve prêmios em dinheiro, apenas troféus. Ou seja: a gente compete por paixão mesmo”.

O atleta explica que a maior dificuldade, até pouco tempo, era a falta de um espaço apropriado para os treinos. “Porém, graças ao apoio do pessoal do Parque shopping Vilhena, que cedeu parte da área onde havia um supermercado (consumido por um incêndio), agora as manobras podem ser desenvolvidas com total segurança, tanto para pilotos quanto pra quem vai nos assistir”, esclarece.

INCOMUM

Ele adianta que, “tenho buscado treinar manobras que não são muito comuns aqui no nosso estado, entre elas, subir com os dois pés no guidão com a moto empinada. Até agora essa é a acrobacia mais difícil e perigosa que estou treinando”.

Paulo complementa que tinha programada, para esse ano, a participação num evento em Porto Velho, mas que, devido à pandemia, isso não foi possível.

ESPORTE PERIGOSO

O piloto aconselha que os interessados em praticar Wheeling Stunt não devem se aventurar sem conhecimento sobre o esporte. “É algo bonito de se ver, emocionante de se praticar, mas também é de alto risco. Eu mesmo, com todos os cuidados e experiência, já rompi os ligamentos do joelho durante uma competição em Ji-Paraná, em 2009”.

Para quem quiser assistir aos treinos de Paulo basta ir ao pátio externo do Park Shopping nas tardes de sábado e domingo.

O QUE É

De acordo com a Wikipedia, o Wheelie (também conhecido como Wheeling, ou Stunt) é uma prática de malabarismo com motocicleta ou bicicleta. Consiste em realizar manobras nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes, onde apenas uma roda do veículo se mantém no chão.

O termo Wheelie é anglófono e quer dizer “Empinar”, porém no Brasil usa-se para designar a prática como um todo.

O esporte surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como “The Wheelie King”, ou seja, o Rei do Wheeling.

As acrobacias são praticadas com motos de rua preparadas para essa finalidade.

Fotos: Revista Século/Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *