Coleta itinerante de embalagens de agrotóxico é organizada com apoio da Idaron em Ministro Andreazza

Coleta itinerante de embalagens de agrotóxico é organizada com apoio da Idaron em Ministro Andreazza

Entre os dias 09 e 13 do próximo mês de agosto, as lojas agropecuárias de Ministro Andreazza/RO, localizada a 500 km de Porto Velho, montarão um posto itinerante, para atender os agricultores da região com a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos. O trabalho será realizado em parceria com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), com a Emater e a prefeitura do município.

A ação acontece no mesmo mês em que se comemora o ‘Dia Nacional do Campo Limpo’, que é celebrado anualmente no dia 18 de agosto. O objetivo do trabalho é envolver agricultores, lojas de revenda, indústria fabricante e o poder público na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

“É uma ação muito importante. As embalagens vazias de agrotóxicos, quando abandonadas no ambiente ou descartadas em aterros e lixões, se constituem fontes de contaminação, uma vez que os resíduos químicos nela contidos, sob a ação da chuva, podem migrar para o solo e para águas superficiais e subterrâneas”, destaca Sirley Queiroz, coordenador do programa de agrotóxicos da Idaron.

Treinamento

Para minimizar os riscos para a saúde humana e o meio ambiente, durante o recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, os responsáveis pela recepção e classificação do material receberão treinamento do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) nos Procedimentos Operacionais Padrão (POPi). Durante o período de recolhimento itinerante, a Idaron promoverá ações de orientação e educação sanitária aos produtores e fiscalizará os procedimentos operacionais.

A campanha acontecerá no horário das 08h às 14h, no parque de exposições de Ministro Andreazza, sempre respeitando as recomendações da autoridade local de saúde, para evitar a propagação do vírus causador da Covid-19.

Reunião

Na quinta-feira da semana passada, dia 24/06, representada pelo técnico agropecuário Artemio Martins, da unidade local de Ministro Andreazza, a Idaron se reuniu com representantes das lojas agropecuárias, da Emater e da Prefeitura do município, para operacionalizar a coleta itinerante através da integração, da articulação e do envolvimento de todos os atores do processo (poder público e privado).

A coleta itinerante tem como principal objetivo facilitar a devolução de embalagens pelo produtor, principalmente pelos pequenos, visto que o município não possui um posto de coleta fixo, o que obriga o deslocamento do produtor até outro município.

Fonte: Idaron-RO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *