Apoiadores de Bolsonaro começam a divulgar conteúdos com insinuações de golpe em 7 de setembro

Apoiadores de Bolsonaro começam a divulgar conteúdos com insinuações de golpe em 7 de setembro

Da Redação

Desde sábado redes sociais, especialmente o Whatsapp, estão servindo de palco para a disseminação de mensagens com ameaças veladas de um suposto golpe de Estado em 7 de setembro. Nesta data, tradicionalmente, as tropas vão às ruas desfilar em comemoração ao Dia da Independência, assim como estudantes e membros de instituições representativas da sociedade organizada.

Entre as publicações, que emglobam fotos e vídeos, está a imagem que ilustra o nosso texto e que remete à expressão “A hora da onça beber água”. Ela é usada para, em poucas palavras, indicar um momento decisivo e perigoso. É sabido que, quando a felina vai tomar água, os outros animais fogem do local ou, no mínimo, ficam cuidadosos e alertas para correr.

Em 2020, devido à pandemia do coronavírus, a celebração do 7 de Setembro ficou restrita a pequenos eventos. Para este ano, porém, o Palácio do Planalto planeja uma parada militar, em Brasília, com um público estimado de 20 mil pessoas.

O Ministério das Comunicações começou a planejar o evento em janeiro, quando enviou pedidos de cotação de preços para dezenas de empresas. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência informou que, no entanto, trata-se de um processo de planejamento que não implica, necessariamente, em execução.

Vale lembrar que a data transformada em feriado nacional para comemorar a Independência do Brasil ocorreu em 1949, ano incluso no período de 1946 a 1964. Período, aliás, considerado pelos historiadores e cientistas sociais como a “primeira experiência de regime democrático no Brasil”.

Vale lembrar, ainda, que no ano passado houve outras manifestações e esse mesmo tipo de postagem nas redes sociais, sem que nada acontecesse.

Foto: Reprodução Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *