Frigoríficos e agroindústrias avaliam como positivo o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção Estadual

Frigoríficos e agroindústrias avaliam como positivo o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção Estadual

Para garantir a qualidade dos produtos de origem animal que são comercializados dentro do estado e evitar que doenças transmitidas por alimentos sejam levadas à mesa do consumidor, o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), iniciou o processo de padronização das ações relacionadas ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE), com supervisão da metodologia de trabalho nas Unidades Locais de Sanidade Animal (Ulsav’s), na capital e interior, e orientação aos trabalhadores e gerentes de frigoríficos e das agroindústrias.

Na conversa sobre o papel do SIE e as medidas sanitárias que devem ser mantidas pela indústria, os representantes do setor têm avaliado como positivo o trabalho desenvolvido pela Idaron, destacando a importância de se ter um serviço de inspeção forte e ativo, que, por meio da exigência sanitária, garante que a saúde do consumidor não seja posta em risco, uma vez que apenas produtos com selo de qualidade SIE é levado às prateleiras dos supermercados.

PADRONIZAÇÃO

A supervisão, para levantamento e padronização do processo de inspeção, teve início em junho, com visitas às Ulsav’s e a cinco agroindústrias de leite e derivados localizadas em Teixeirópolis, Vale do Paraíso e Ouro Preto do Oeste. O trabalho é feito por técnicos da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa), da Idaron.

No último mês de julho, os supervisores se reuniram com servidores das Ulsav’s de Presidente Médici, Vale do Paraíso, Theobroma, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Guajará-Mirim e do distrito de Nova Dimensão, na região de Porto Velho, oportunidade em que também fizeram visitas de inspeção a laticínios, frigoríficos e agroindústrias de produção de mel e de pescado. No último dia 28, foi supervisionada a Ulsav de Porto Velho, com reunião de alinhamento na sede da Idaron, e realizadas visitas a dois frigoríficos na região metropolitana da capital e a um localizado no distrito de Jaci-Paraná.

“O SIE é a garantia que o cidadão tem de que está consumindo um alimento seguro e de qualidade. Além de orientar os empresários sobre a importância desse trabalho, buscamos criar um padrão para o desenvolvimento das ações de inspeção. A expectativa é que, até setembro, sejam visitadas todas as localidades para que, em conversa com nossos técnicos, possamos promover essa padronização”, explica a gerente da Gipoa, Cristiane Teixeira.

GIPOA

A Gipoa é a Gerência da Idaron responsável pelo registro e inspeção dos estabelecimentos que produzem matéria prima, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, preparam, acondicionam e embalam produtos de origem animal (carne, leite, pescado, ovos e mel) e que fazem a comercialização dentro do estado de Rondônia.

O Serviço de Inspeção Estadual também possui o SISBI, que confere equivalência com o Serviço de Inspeção Federal.

Fonte/Foto: Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *