Governo de Rondônia forma mais uma turma de policiais militares no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

Governo de Rondônia forma mais uma turma de policiais militares no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

O Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), realizou na manhã de hoje, 20, no Centro de Ensino da PM, formatura do CAS – Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. O Curso teve início no dia 12 de abril de 2021 e finaliza com a formação de 142 sargentos aptos a exercerem as funções de 1º sargento PM. Seis sargentos são da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul que conseguiram, com êxito, acompanhar as atividades a distância e interagir com a corporação rondoniense, demonstrando o espírito de camaradagem que une as instituições.

Participaram do evento o coronel PM Pachá, Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania,o comandante-geral da PM coronel Almeida, subcomandante-geral da PM coronel Plínio, coordenador de Ensino coronel PM Herton, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Leal, coronel PM Alexandre, coronel PM Aúreo, chefe do Centro de Ensino tenente coronel PM Washington, demais oficiais, praças e convidados.

Após o CAS, os PMs estão aptos a exercerem as gestões administrativa e operacional, com conhecimentos a desempenharem as funções de auxiliares de seções, comandantes de policiamentos, supervisores e adjuntos de batalhões, dentre outros. De acordo com a PM, durante o curso, as atividades foram no ambiente virtual, visando a adaptação imposta pela propagação do coronavírus e a imposição do distanciamento social como uma medida necessária. O processo de ensino foi o Ensino à Distância (EaD), utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis na PMRO, entre eles o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

Com carga horária total de 492 horas-aulas, o CAS tem ainda como propósito atender aos interesses da Corporação que tem como princípios básicos a valorização do homem por meio de aprimoramento técnico-profissional, alinhado ao projeto de Segurança Pública do governo Federal e Estadual nessa área. O plano de Ensino foi elaborado com base no ensino por competência, diante da necessidade de ter profissionais capacitados, orientados para aplicação prática de conceitos na resolução de problemas, com fim de obter uma administração militar mais eficiente, com vistas a preparar os graduados.

Para o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM Hélio Pachá, (e) o governo do Estado, por meio da Sesdec, não mede esforços para aprovar os cursos que são previstos e ou solicitados pela Corporação. Ele parabenizou o tenente coronel Washington e toda equipe do Centro de Ensino, por ter montado um curso de qualidade, tendo os sargentos concluído o aperfeiçoamento com êxito. Com os cursos realizados os policiais militares são valorizados na progressão da carreira. Já tivemos em nossa gestão, mais de 1.200 policiais militares e cerca de 200 bombeiros militares em cursos de formação e de aperfeiçoamento.

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Luis de Freitas Almeida, que presidiu a solenidade, agradeceu ao governador Marcos Rocha e ao Secretário de Segurança do Estado, Hélio Pachá, pelo atendimento e realização dos cursos de aperfeiçoamentos previstos na Polícia Militar. Aos alunos, disse que o caminho trilhado foi árduo, em meio a pandemia e enfrentando as dificuldades, além do impasse entre o ensino à distância ou presencial, mas ao final o objetivo foi alcançado. “A Coordenadoria de Ensino só é feliz quando tem aluno”.

Os Cursos realizados pela Polícia Militar no modelo EaD tem sido destaque em nível nacional haja vista outros terem sido realizados no mesmo modo. Como exemplo, o comandante-geral citou o Cadof – Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, pioneiro no Brasil, tendo a participação de alunos de 17 estados brasileiros. No Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), ele destacou a fibra, iniciativa, inteligência, tenacidade das três sargentos que tiveram melhor empenho e foram destaque do Curso. “As femininas dominaram esses postos”.

O tenente coronel PM Washington, chefe do Centro de Ensino, major PM Oliveira, coordenador do CAS, major PM Amorim, instrutor escolhido pela turma e tenente Bentes,  chefe da seção de patrimônio, foram homenageados pela turma.

O eventom foi transmitido ao vivo para que as outras co-irmãs pudessem acompanhar a formatura, especialmente a PM do Mato Grosso do Sul que tinha seis policiais militares se formando no CAS.

Fonte: Dcoms     Foto:  Soldado PM Edixon Herrera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *