Convênio para elaboração da base cartográfica de Rondônia é tema de reunião entre Exército, Estado, MP e TCE

Convênio para elaboração da base cartográfica de Rondônia é tema de reunião entre Exército, Estado, MP e TCE

Representantes do Estado de Rondônia discutiram a semana passada, em Brasília (DF), a celebração de um convênio entre o Estado e o Exército Brasileiro para a elaboração da base cartográfica de Rondônia. A reunião teve a presença de integrantes do Poder Executivo, Ministério Público de Rondônia e Tribunal de Contas do Estado.

Estiveram presentes o governador Marcos Rocha; o Procurador Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira (MP-RO); os secretários Júnior Gonçalves (Casa Civil), Marcílio Leite (Sedam) e Luís Fernando (Sefin); além do coordenador-geral do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), conselheiro Benedito Alves (TCE-RO).

 O encontro foi realizado no Quartel-General do Exército, nas dependências do Departamento de Ciência e Tecnologia. A comitiva rondoniense foi recepcionada pelos generais Guido Amin Naves, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, e Pedro Paulo Levi Mateus Canazi, diretor da Divisão do Serviço Geográfico (DSG).

 Durante a reunião, foi citada a importância da elaboração da base cartográfica, especialmente o trabalho de georreferenciamento, essencial à efetivação da regularização fundiária em Rondônia, um dos eixos norteadores do Profaz, assim como a implantação da rede de marcos geodésicos dos municípios rondonienses.

 Outro ponto destacado foi a participação dos órgãos envolvidos, a exemplo do Ministério Público Estadual (MP-RO), por sua Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), nas tratativas que culminarão na assinatura do convênio, a ser firmado em Rondônia, durante ato com a participação dos generais Amin e Pedro Paulo.

 O que será feito

O convênio a ser firmado com o Exército é considerado, pelos partícipes da reunião, como instrumento de garantia da manutenção da soberania nacional (a partir da defesa do bioma amazônico), assim como a implementação de uma gama de políticas públicas vocacionadas ao desenvolvimento econômico sustentável e proteção dos ativos ambientais.

 Por meio do convênio, pretende-se a execução da atualização da base cartográfica de Rondônia, com aquisição vetorial de feições planimétricas, altimétricas e hidrográficas a partir de ortoimagens de uma área de aproximadamente 237.500 km², numa escala de 1:25.000, pertencente ao Estado de Rondônia, conforme previsto nas especificações técnicas para aquisição de dados geoespaciais vetoriais (ETADGV), para geração da base cartográfica.

 Essa definição garantirá a identificação de todos os usuários e propriedades nas áreas do entorno das Unidades de Conservação (UCs), permitindo, assim, o combate a invasões por grileiros e a contenção do desmatamento ilegal que, ao longo do tempo, tem gerado resultados negativos para tais Unidades, à população do entorno e à soberania do Estado Brasileiro.

 Ao Exército, o Estado lembrou que a proteção de áreas naturais por meio de Unidades de Conservação consiste em estratégia extremamente eficaz para a manutenção dos recursos naturais a longo prazo. “Logo, garantir a gestão ambiental e territorial nas áreas de soberania na fronteira Brasil/Bolívia, localizada em Rondônia, requer a realização do georreferenciamento dos perímetros das UCs Estaduais”, destaca.

 Além de garantir ao Estado e à União um trabalho de excelência para o desenvolvimento ambiental e territorial, a elaboração da base cartográfica de Rondônia possibilitará também outras ações relevantes, como a elaboração dos Planos Diretores dos municípios; elaboração/atualização dos cadastros técnicos municipais com reflexos, inclusive, nas arrecadações municipais; atividades concernentes à regularização fundiária; atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), dentre outras.

 Ainda durante a reunião, o conselheiro Benedito Alves falou da importância que a iniciativa terá para as realidades vivenciadas pelos municípios rondonienses, tanto no aspecto econômico quanto social, uma vez que as prefeituras poderão, por exemplo, promover a titularidade das propriedades rurais e urbanas, propiciando considerável aquecimento econômico.

Fonte: Ascom TCE/RO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *