Apesar do Outubro Rosa, mamógrafo da Prefeitura de Vilhena só vai funcionar a partir do dia 19

Apesar do Outubro Rosa, mamógrafo da Prefeitura de Vilhena só vai funcionar a partir do dia 19

O equipamento está passando por reparo, o que impossibilita a realização de mamografias pela rede municipal de saúde até que ele esteja consertado

Por Maria R. Gabriela

Acontece a partir da próxima terça-feira (19/10) um mutirão para realizar mamografias de graça em Vilhena, em alusão ao Outubro Rosa. A informação é da Secretaria de Comunicação do município, que detalhou o objetivo do mutirão: realizar cerca de trinta mamografias por dia. Os exames só vão ter início na terça devido ao mamógrafo estar passando por reparo, o que deve ser finalizado até amanhã.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Neste mês é comum clínicas particulares oferecerem desconto no valor da mamografia que, em média, baixa de R$ 350 para R$ 300. Como a prefeitura só vai disponibilizar mamografias nos últimos dias do mês, quem tem condições financeiras recorre ao atendimento na rede privada para gozar dos descontos oferecidos.

Já as mulheres que dependem da gratuidade do serviço devem procurar os postos de saúde para pegar o encaminhamento médico (pedido do exame) visando participar do mutirão.

O mamógrafo foi repassado à Prefeitura de Vilhena pelo deputado estadual Luizinho Goebel (PV), por meio de emenda parlamentar. O aparelho representa um grande avanço no diagnóstico de alterações e doenças que afetam as mamas. Graças a ele, foi possível aumentar o acesso ao rastreamento do câncer de mama no Brasil e  diversos outros países.

Ilustração: Pixabay

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *