Deputado Dr. Neidson indica possibilidade de escolas incluírem alfabetização em Libras nas escolas de Rondônia

Deputado Dr. Neidson indica possibilidade de escolas incluírem alfabetização em Libras nas escolas de Rondônia
Parlamentar afirmou que dar oportunidade a todos os alunos de aprenderem a Língua Brasileira de Sinais é uma questão de inclusão social

O deputado Dr. Neidson (PMN), indicou ao Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a possibilidade de ser inserido, na grade curricular das escolas, a alfabetização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nas instituições de ensino de Rondônia.

“Nosso objetivo é a inclusão da comunidade surda na sociedade”, frisou Dr. Neidson.

De acordo com o deputado, a inclusão da Libras na grade curricular das escolas, vai além de uma vida escolar.

“É a formação dos surdos no país, tornando aqueles que têm como barreira à comunicação, uma vida mais autônoma, inclusive, futuramente no mercado de trabalho, criando novas possibilidades aos deficientes auditivos”, explicou o parlamentar.

O deputado cita, ainda, que no Brasil, cerca de 5% da população possui algum tipo de deficiência auditiva, um número bem alto, relacionado com aqueles que passam por dificuldades no que diz respeito à comunicação e à educação.

“Se para uma pessoa adulta, a falta de comunicação gera grande desconforto, o que dizer de uma criança diante de outras crianças. A alfabetização na fase escolar torna o processo mais fácil, visto que as crianças possuem uma aprendizagem mais ágil, além de mostrar, ainda na infância o valor da inclusão social. Quando em uma escola, um aluno com deficiência auditiva é matriculado, é comum que a escola contrate um intérprete de Libras, mas alfabetizar a todos, isso é inclusão”, concluiu o deputado.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *