Idaron disponibiliza atendimento via WhatsApp, no site da Agência, para declaração de rebanho e outros serviços

Idaron disponibiliza atendimento via WhatsApp, no site da Agência, para declaração de rebanho e outros serviços

Ampliando ainda mais os canais de atendimento ao produtor rural, para possibilitar acesso rápido e fácil aos serviços ofertados pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (idaron), o Governo de Rondônia implantou o ‘Fale com a Idaron’, um canal de comunicação via WhatsApp que, dentre utras funções, permite a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), a declaração de vacinas e a declaração de rebanhos. O link da plataforma está acessível no site da própria Agência, no canto inferior direito da tela.

O dispositivo integra uma série de facilidades tecnológicas que o Governo estadual tem disponibilizado à Idaron, em parceria com o Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa), para que o alcance do produtor ao serviço sanitário oficial seja cada vez mais dinâmico e rápido, sem barreiras burocráticas ou dificuldade logística. “A central de atendimento, que responde às mensagens enviadas pelo WhatsApp, conta com 17 atendentes, o que possibilita uma integração quase que imediata entre o Estado e o produtor”, destaca Felipe Câmara Bezerra, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação.

Segundo ele, quando o produtor entra em contato com a Agência, por meio da plataforma digital, há uma resposta automática, gerada por inteligência artificial, e, em seguida, ele é direcionado a um atendente que protocola a solicitação do agricultor ou pecuarista e dá encaminhamento ao processo solicitado pelo produtor rural. “Sem sair de casa e quase nenhuma burocracia, o requerente consegue emitir GTA, declarar vacina e até fazer a declaração dos rebanhos, por exemplo”.

Felipe Câmara afirma que o serviço já existia, só que através do telefone 0800, implantado ano passado, mas que, agora, as demandas são respondidas pelo Whats App, o que permite atendimento simultâneo a várias pessoas, de uma única vez. O serviço foi implantado há apenas quatro meses e já realizou quase três mil atendimentos, “a maioria é emissão de GTA”. “A expectativa é que, em novembro, mês de declaração obrigatória de rebanhos, esse número quase dobre”, acentuou.

Fonte/Foto:   Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *