Sumário de avaliação genômica de fêmeas Gir Leiteiro é apresentado hoje

Sumário de avaliação genômica de fêmeas Gir Leiteiro é apresentado hoje

O 4° Sumário de Avaliação Genômica de Fêmeas Gir Leiteiro será apresentado aos criadores e demais interessados na raça hoje (4). O evento será à distância, transmitido pelo canal do Youtube da ABCGIL (Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro) a partir das 19 horas. A publicação traz os PTA’s das fêmeas jovens e adultas da raça Gir Leiteiro, classificadas entre o TOP 10% no GPTA Leite.

Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Cláudio Panetto, um dos coordenadores do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), o quarto sumário não traz qualquer alteração metodológica em relação aos anteriores. “A novidade é que tivemos em 2021 o maior número de animais genotipados desde o primeiro sumário, mostrando a grande adesão e a confiança na metodologia genômica por parte dos criadores”, afirma Panetto. Entre machos e fêmeas, foram 7520 animais genotipados em 2021.

Além do lançamento do sumário, a ABCGIL entregará aos criadores as GPTA’s de todas as fêmeas genotipadas. Também serão entregues as STA’s de todos machos candidatos à pré-seleção para o teste de progênie da raça.

Genômica

A implantação da seleção genômica é um marco no melhoramento genético do Gir Leiteiro.  Desde 2017, ABCGIL e Embrapa Gado de Leite concentraram esforços nos trabalhos de organização e operacionalização para coleta de material biológico para as ações de avaliação genômica. O objetivo é aumentar o banco de dados de genótipos para melhorar a robustez da equação genômica da raça.

Segundo diretores da ABCGIL, o empenho dos criadores em impulsionar a confecção da ferramenta genômica iniciou um movimento sem precedentes na pecuária brasileira: a coleta e a genotipagem de amostras de miliares de animais em dezenas de criatórios espalhados por todo o país em um curto espaço de tempo, financiado exclusivamente pelos criadores.  O sumário é uma importante fonte de informação para os criadores e produtores interessados na seleção dos melhores animais para os seus rebanhos. “O método de seleção genômica, utilizado pela Embrapa Gado de Leite desde 2018, permite maior confiabilidade das estimativas, especialmente no caso dos animais jovens”, destaca Panetto.

O Canal da Embrapa no Youtube (https://cutt.ly/sumario_femeas), Repileite e no Facebook também transmitirão a live de lançamento do sumário.

Fonte/Foto:    Embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *