Período para declaração dos rebanhos já iniciou, o prazo vai até 30 de novembro

Período para declaração dos rebanhos já iniciou, o prazo vai até 30 de novembro

Produtor rural, no dia 1º de novembro a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) deu início à segunda etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos, com foco nas produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves. O prazo para declaração é até 30 de novembro.

Para a declaração, os produtores podem utilizadas diversas plataformas: pela internet, no site da Agência (www.idaron.ro.gov.br), pelo e-mail ou WhatsApp das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s), ou pelo WhatsApp geral, disponível na página principal do site da Agência. “O processo de declaração é muito simples, pela internet, a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’ (Guia de Trânsito Animal Online) é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da Agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, explicou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Vale salientar que a declaração é uma etapa importante para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal). “É de extrema importância que o produtor faça a declaração dos rebanhos, para que a Idaron mantenha atualizada o banco cadastral de dados. Esse é um dos compromissos que integra a política de responsabilidades compartilhadas”, destacou Julio Cesar.

Nessa etapa de declaração de rebanho, além das informações relacionadas a atualização dos rebanhos, serão levantadas informações de produção de leite, peixe/pescados, cacau, cupuaçu e café, com perguntas diretas e simples para que as informações referentes a essas culturas possam ser atualizadas.

“As informações sobre outras culturas sempre fizeram parte das campanhas oficias da Idaron, e as informações coletadas são de extrema importância para o fomento da atividade no estado. Podendo, assim, sabre em quais regiões estão concentradas tais culturas. Com o período da pandemia, viu-se útil minimizar os questionamentos feitos ao produtor, para agilizar o atendimento, porém, com produtor podendo utilizar os variados canais de atendimento que foram disponibilizados nessas últimas etapas, algumas dessas informações voltam a fazer parte do calendário da Agência”, destacou Lays Fernanda Pinheiro, fiscal estadual agropecuária da Idaron.

Fonte/Foto:    Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *