Idaron promove oficinas de classificação de café e ensina técnicas agronômicas, voltadas à lavoura cafeeira

Idaron promove oficinas de classificação de café e ensina técnicas agronômicas, voltadas à lavoura cafeeira

A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron) promoveu duas oficinas técnicas sobre as dinâmicas da classificação física do café grão cru e das técnicas agronômicas voltadas à lavoura cafeeira, com foco na melhoria da qualidade do produto e aumento da produção. A oficina, que contou com a participação de 81 produtores e técnicos, divididos em duas turmas, foi realizada por servidores que compõem a Coordenação de Classificação Vegetal, da Gerência de Defesa Vegetal da Idaron. O evento aconteceu durante a cerimônia de encerramento e premiação do 6º Concafé.

A iniciativa teve como objetivo apresentar as etapas do processo de classificação física das amostras inscritas no concurso de qualidade, demonstrando o processo desde a recepção, triagem, codificação, homogenização e avaliação dos tipos de café, de acordo com seus defeitos.

A oficina contou com a participação do grupo de classificadores de café da Idaron, da equipe técnica da Central, de representantes da Supervisão Regional de Pimenta Bueno, da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Cacoal e do Instituto de Educação federal de Rondônia (Ifro), Campus de Cacoal.

Durante as atividades, foi montada uma mesa de classificação e exposto várias amostras de café, de todo o estado de Rondônia. Os produtores puderam manusear os grãos, identificar e tirar dúvidas quanto aos procedimentos e normas do Concurso, principalmente sobre a parte da codificação das amostras, que possui o claro objetivo de ser isento e dar lisura ao certame.

Durante as oficinas, os classificadores demonstraram os principais defeitos das amostras de café, principalmente os relacionados ao manejo.

Menção honrosa

Na cerimônia de premiação do evento, a equipe de classificação física, representando toda a Coordenação de Classificação Vegetal, recebeu menção honrosa da Assembleia Legislativa de Rondônia, outorga oferecida pelo deputado estadual Cirone Deiró, de Cacoal.

A menção foi oferecida aos profissionais: Rachel Barbosa (coordenação da Idaron na comissão do 6º Concafé), Jessé de Oliveira Júnior (Gerência Vegetal) Jean Ramos dos Santos (Coordenação de Classificação de Produtos de Origem Vegetal), aos classificadores de Café da Idaron, Reinaldo Aparecido Pereira, Luiz Pereira Barros, Alexandre Marques de Lima, Alana Ferreira da Cunha e demais membros da equipe técnica da central e parcerias da Supervisão Regional de Pimenta Bueno, Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Cacoal e do Ifro/Cacoal.

Fonte/Foto:   Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *