Sábado tem mutirão de limpeza em Cabixi

Sábado tem mutirão de limpeza em Cabixi

Recolhimento de lixo e entulhos será nas regiões de duas comunidades com navegação por quatro rios

Reportagem: Maria R. Gabriela

Uma verdadeira faxina acontece no próximo sábado (20/11) no município de Cabixi, nas regiões das vilas Neide e São João. A partir de amanhã começa a subida dos barcos, que vão participar da iniciativa navegando pelos rios Cabixi, Piolho, Escondido e Guaporé, este último desde a Vila Neide até Pimenteiras do Oeste.

“Os percursos totalizam duzentos e cinquenta quilômetros de navegação.  Aproveitamos o mutirão para contribuir com moradores das vilas recolhendo lixo, resíduos e entulhos, a exemplo de eletrodomésticos e restos de obras. Porém, é necessário frisar que estes lixos domésticos já estão separados, de forma ordenada, pelos moradores e não nos leitos dos rios”, informa José Ribeiro da Silva, mais conhecido por Zé Ambientalista, um dos organizadores do evento.

Segundo ele, “em edições anteriores pegamos em torno de quatro toneladas de lixo por mutirão, mas esta quantidade vem diminuindo bastante, pois temos conseguido conscientizar os frequentadores dos nossos rios para que não deixem lixo nos leitos ou margens”.

RESULTADOS

Zé Ambientalista ressalta que, “este trabalho é muito importante. Em primeiro lugar para a preservação da natureza, do nosso ecossistema. Em segundo lugar porque os rios da região recebem turistas do Brasil todo e de outros países, sendo que a falta de consciência de alguns pode comprometer este fluxo de turistas prejudicando a economia como um todo”.

“Vale destacar que esse projeto é essencial apara o aprimoramento do turismo em nossa região, tendo em vista que os visitantes que se hospedam nas pousadas, normalmente, são conscientes e exigentes quanto a questões de higiene e cuidados com a natureza. Portanto, é preciso que todos se organizem, cada vez mais, pois o ecoturismo pode ser a maior saída para o desenvolvimento de municípios menores, como Cabixi e Pimenteiras, mas que possuem forte apelo atrativo com seus rios e demais belezas naturais”, complementa.

QUEM PARTICIPA

O organizador explica que pescadores, funcionários públicos e pessoas da comunidade participam do evento, que conta com barcos cedidos, também, por pousadas, empresas e lideranças de vários segmentos.

“A maior parte do lixo deste mutirão será cedida para uma recicladora de Colorado do Oeste. Já latinhas de cerveja e refrigerante, que têm um certo valor comercial, vão ser separadas e doadas para entidades. Por sua vez, resíduos como pets e outros artigos de plástico, infelizmente, ainda serão encaminhados para o aterro público”, detalha Zé Ambientalista.

CUSTOS

O entrevistado salienta que os recursos para a alimentação dos voluntários e para o combustível dos barcos são doados por empresários de Cabixi e região.

Foto da Vila Neide: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *