SENAI está em plena era da transformação digital

SENAI está em plena era da transformação digital

A transformação digital em sua revolucionária trajetória disruptiva está levando setores tradicionais da indústria a criar vagas de nível médio e superior em ao menos 30 novas profissões conforme projeção da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que inclui, por exemplos setores da indústria como o automotivo, o de alimentos, bebidas e o da construção civil, entre outros.

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho afirma que a chamada indústria 4.0, que já produz transformações em setores como o automotivo, de alimentos e bebidas e de petróleo e gás, integrando o mundo físico e o virtual por meio de tecnologias digitais, como internet das coisas, big data e inteligência artificial, para tanto e em resposta ágil, o SENAI já tem em seu portfólio o “Curso Técnico em Cibersistemas para Automação.

“O termo inteligência artificial foi criado em 1956, mas só se evidenciou hoje graças aos crescentes volumes de dados disponíveis, algoritmos avançados, e melhorias no poder e no armazenamento computacionais” pontua Coelho.

Coelho ressalta que a projeção contou com a participação de analistas do SENAI, representantes de empresas, sindicatos de trabalhadores e de universidades, totalizando 20 especialistas.

Conforme Coelho, o setor automotivo está entre os que mais demandará profissionais para vagas ligadas à transformação digital, que trará tecnologias como a eletromobilidade, robótica colaborativa para a rotina da produção. Segundo o estudo do SENAI, entre 31% e 50% das empresas do segmento vão criar vagas de mecânico de veículos híbridos, mecânico especialista em telemetria, programador de unidades de controles eletrônicos e técnico em informática veicular.

Ele também cita que na indústria de alimentos e bebidas, está prevista a criação de oportunidades para técnicos em impressão de alimentos, especialista em aplicações de tecnologias de informação e comunicação para rastreabilidade de alimentos e especialista em aplicações de embalagens para alimentos.

Ainda de acordo com a projeção, acrescenta o coordenador do SENAI-RO, no segmento da construção civil, foram listadas cinco profissões: integrador de sistema de automação predial, técnico de construção seca, técnico em automação predial, gestor de logística de canteiro de obras e instalador de sistemas de automação predial.

Fonte/Foto: Senai-RO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *