Livro traz informações sobre manejo hídrico eficiente e sustentável na pecuária

Livro traz informações sobre manejo hídrico eficiente e sustentável na pecuária

Propostas para os sistemas de produção animal são fundamentais

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) acaba de publicar o livro Produção Animal e Recursos Hídricos: uso da água nas dimensões quantitativa e qualitativa e cenários regulatórios e de consumo. A edição oferece conteúdo atual sobre como promover o manejo hídrico eficiente e sustentável na pecuária.

Com a participação de 21 autores, a publicação aborda o uso da água pela pecuária brasileira, aspectos da legislação ambiental que devem ser considerados na adequação de uma propriedade, importância de se medir o consumo, como traduzir os resultados de uma análise de água e ressalta a necessidade de se considerar o manejo hídrico e de resíduos na economia da propriedade, além de relatar casos sobre o uso de dejetos como fertilizante e o reuso da água.

A publicação ainda traz um capítulo sobre produção de carne celular e qual o comportamento dos consumidores brasileiros em relação a esse novo produto.

Para o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Julio Palhares, editor técnicos da publicação, a água está presente em tudo no dia a dia da propriedade rural, não apenas para consumo dos animais. “A água é parte de qualquer alimento oferecido aos animais, está na irrigação das culturas e nas práticas de lavagem de equipamentos e utensílios. Na manutenção do conforto térmico quando se faz o resfriamento do ambiente e no manejo dos resíduos para removê-los das instalações. Enfim, sem água não há produção pecuária em quantidade e com qualidade”, explica.

Há várias tecnologias para implementar o manejo hídrico nas atividades pecuárias e programas que estimulam as boas práticas hídricas e a geração de indicadores de eficiência. No entanto, de acordo com o pesquisador, a inserção na rotina produtiva ainda está distante. “As razões para isso vão desde questões culturais, pois ainda se entende a água como um recurso abundante e barato, até a falta de conhecimento e disponibilidade de informações para produtores e profissionais agropecuários a respeito de como manejar a água nos sistemas produtivos”, acredita Palhares.

Segundo o editor, o livro traz uma contribuição valiosa para que se supere a carência na literatura técnico-científica nacional nessa temática, oferecendo conhecimentos e informações para promoção do manejo hídrico eficiente nas atividades pecuárias.

A publicação está disponível para acesso gratuito na página da Embrapa Pecuária Sudeste no menu Publicações: www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/publicacoes.

Fonte/Foto:   Embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *