Atuação da Idaron faz com que RO tenha salto qualitativo na produção agrícola e pecuária

Atuação da Idaron faz com que RO tenha salto qualitativo na produção agrícola e pecuária

“Alcançamos um salto qualitativo na produção rural, tanto na pecuária quanto na agricultura”. A afirmação, feita pelo presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Julio Cesar Rocha Peres, resume bem o esforço do Governo Marcos Rocha que, com investimentos e políticas assertivas, possibilitou a Rondônia uma projeção de destaque no cenário nacional.

Maior rebanho nacional dentro das áreas livres de febre aftosa sem vacinação, com mais de 15,1 milhões de cabeças no pasto, o estado tornou-se referência em sustentabilidade, visto o avanço do setor pecuário sem prejuízos às áreas de conservação ambiental. O estado também tem sido destaque no setor agrícola, com uma produção crescente de culturas que geram riquezas ao país, como a soja, o milho e o café.

O ano que se finda, no tocante ao setor agropecuário, foi especial de várias formas. “Não podemos esquecer de nossa maior vitória: em conquista histórica, Rondônia foi reconhecida mundialmente como zona livre de aftosa sem vacinação do rebanho bovino e bubalino”, destaca Júlio Peres. Depois de muitos anos de luta e parceria entre Estado, produtor rural e demais instituições ligadas ao setor agropecuário, na manhã do dia 27 de maio de 2021, Rondônia finalmente alcançou o patamar mais elevado da erradicação da febre aftosa.

O anúncio do novo status sanitário foi feito em assembleia geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), na França, e trouxe consigo a oportunidade de negócios. Mas, nem tudo são flores: “O reconhecimento também impõe desafios. É preciso manter o rigor nos cuidados sanitários e o produtor rural passou a ter um papel ainda mais importante para garantir a manutenção desse novo status sanitário, porque, desde a suspensão da vacinação, as responsabilidades passaram a ser compartilhadas”, acentua.

Para reforçar esse compromisso e convidar cada setor a assumir seu papel na vigilância contra a aftosa, em outubro, a Idaron realizou o III Fórum Rondoniense que teve como pauta principal o tema: Responsabilidades compartilhadas. “Somos todos responsáveis pela segurança e sanidade de nosso rebanho”, enfatizou Julio Peres.

AVANÇO

Com o reconhecimento internacional, a pecuária ganhou mais força em Rondônia e, hoje, o estado é uma grande potência produtiva de carne e derivados na Amazônia. Esse desempenho deve-se ao esforço do Governo de Rondônia que investiu no projeto de desenvolvimento sustentável para o setor, por meio da Agência Idaron. Nos últimos três anos foram mais de R$ 70 milhões aplicados na aquisição de veículos, para renovação e ampliação da frota, compra de um avião anfíbio, construção, ampliação e reforma de unidades e postos de fiscalização, e investimentos em tecnologia, como drones de alta perfomance e câmeras de visão noturna. “Só este ano, à Idaron, foram entregues um avião anfíbio, 17 caminhonetes e 11 vans escritório, customizadas”, informa Julio Peres.

Dentro das estratégias para vigilância contra a febre aftosa, a Idaron tem mantido parceria com diversas instituições, articulando uma rede integrada de vigilância passiva e detecção precoce de doenças em animais de produção. A iniciativa, nesse primeiro momento, é voltada aos profissionais autônomos, da rede privada e instituições públicas, da área de saúde animal e assistência técnica.

PREVENÇÃO

Em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) 45 técnicos da Idaron visitaram 405 pecuaristas, em Rondônia e no município de Lábrea/Amazonas, para traçar um mapa de biosseguridade dos rebanhos bovinos e bubalinos, contemplando quantidade de cabeças, medidas de manejo e perfis dos processos de produção, dentre outros.

E, para fortalecer a defesa sanitária nessa mesma região, a Idaron uniu forças à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) para traçar estratégia conjunta de vigilância sanitária na tríplice fronteira. Dentre outras deliberações, as agências assinaram termo de cooperação para o compartilhamento de estruturas e banco de dados a fim de facilitar a troca de informações entre as entidades e permitir maior cooperação entre elas, no que se refere a fiscalização de trânsito animal.

BOLÍVIA

Na região da Bolívia, em apoio ao Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasag), técnicos da Idaron estão realizando monitoramento e inspeção dos rebanhos, com exame de pata e boca e combate à raiva dos herbívoros, por meio de vacinação contra a doença, bem como promovendo ações educativas a produtores rurais bolivianos.

Além de proteger os rebanhos, prevenindo doenças infecciosas que podem comprometer a segurança sanitária dos animais e causar perdas econômicas ao produtor, a cooperação entre a Idaron e Senasag reforça o programa sanitário boliviano.

SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL

Neste ano de 2021, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) realizou a supervisão de todos os estabelecimentos registrados na Idaron, finalizou a minuta de alteração da lei e taxas de inspeção que será apreciada pelo Legislativo Estadual, treinou os fiscais com a finalidade de padronizar as ações de inspeção e realizou treinamentos para servidores que atuam diretamente nas indústrias. Atualmente, o Serviço conta com três estabelecimentos registrados junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) e um em fase de finalização. Até o final de dezembro, serão quatro estabelecimentos com registro no SISBI.

CAPACITAÇÃO

Com o crescimento do setor, a Agência Idaron também capacitou técnicos para monitorar e prevenir ocorrências relacionadas a criação de abelhas, como forma de fortalecer a apicultura e a melicultura no estado. E os investimentos em capacitação não pararam por aí, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), foram capacitados 40 servidores da Agência na pilotagem de drones e aeronave remotamente pilotadas. Qualificação também para mais 140 engenheiros agrônomos, das iniciativas pública e privada, para atuação no programa de ‘Certificação Fitossanitária de Origem-CFO’ do Mapa. “Com a diversificação da produção, é imprescindível que nossos profissionais estejam sempre se reciclando, num ciclo permanente de educação continuada”.

RECONHECIMENTO

Em reconhecimento aos esforços e conquistas frente a uma das mais importantes pastas do Governo, o presidente da Idaron foi agraciado com a medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira. Julio Peres, foi um dos homenageados de 2021 com a outorga da comenda que é considerada uma das mais importantes honrarias do estado.

O reconhecimento não foi por acaso, além de lutar pela qualidade do serviço prestado, Julio Peres tem demonstrado especial atenção com o bem-estar do servidor, um dos reflexos desses cuidado é o convênio firmado com o Sesc/RO, que oferece serviços com descontos aos colaboradores da Agência em todo o Estado.

OUTRAS CADEIAS

A Idaron também realizou monitoramento sorológico da peste suína clássica. O trabalho, iniciado em julho está sendo concluído agora, em dezembro, como forma de garantir o status sanitário internacional, conquistado em 2016, de zona livre da peste suína. Outro setor que também tem recebido especial atenção da Agência é a piscicultura, fazendo com que Rondônia se destaque pela produção de tambaqui em regime semi-intensivo.

Nos últimos três anos, Rondônia ampliou a área destinada à piscicultura e, atualmente, conta com cerca de 16 mil hectares de espelho d’água, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A atividade é mais latente em duas regiões produtoras: centro do estado, onde se concentram os pequenos produtores, e no Vale do Jamari, região em que há grandes empreendimentos, incluindo três indústrias de beneficiamento de peixe, duas delas em Ariquemes.

DEFESA FITOSSANITÁRIA

O governo do estado reforçou as ações fitossanitárias na divisa com o Acre, após confirmação de foco de monilíase do cacaueiro em Cruzeiro do Sul. O trabalho, que objetiva impedir a disseminação da praga e proteger as lavouras de cacau e cupuaçu de Rondônia, é realizado por uma equipe técnica especializada, que foi formada em 2018, quando a Agência Idaron promoveu o ‘Curso de Emergência Fitossanitária’ e desenvolveu ‘Exercícios Simulados com Ênfase na Monilíase do Cacaueiro’. Além da fiscalização em veículos, de carga e passeio, os técnicos da Idaron visitam as propriedades produtoras das plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), para orientar o agricultor sobre as medidas sanitárias

Com a implantação de projetos voltados a revitalização da lavoura cacaueira no estado, de iniciativa do Governo estadual em parceria com entidades ligadas a cadeia produtiva do cacau, Rondônia voltou a tomar fôlego na produção da fruta. Hoje, segundo dados da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), já são 12 mil hectares plantados em todo o estado. Um dos fatores que tem favorecido o cultivo do cacau em Rondônia, é a ausência da ‘Monilíase do cacaueiro’.

Fonte/Foto:   Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *