Cafés especiais de Rondônia são ouro, prata e bronze em concurso nacional

Cafés especiais de Rondônia são ouro, prata e bronze em concurso nacional

Resultado é efeito de atuação do Sebrae e parceiros junto aos produtores

Vai um cafezinho aí? É claro que só podem ser os cafés especiais de Rondônia, sobretudo os da IG Matas de Rondônia, um projeto que o Sebrae em Rondônia e parceiros realizam na região central do Estado. Durante a Semana Internacional de Café (SIC 2021), realizada de 10 a 12 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais, cinco produtores faturaram os primeiros lugares em suas categorias, um grande resultado para Rondônia.

O resultado vem coroar um grande trabalho desenvolvido pela instituição de apoio aos pequenos negócios junto à cadeia produtiva do café em Rondônia. Iniciada há vários anos, a atuação do Sebrae vem complementar a assistência técnica e a extensão rural muito bem executadas por entidades como Embrapa e Emater. As intervenções junto ao produtor são sob o viés de fazê-lo entender que ele possui uma empresa rural e, como tal, deve trabalhar sua gestão para alcançar melhores resultados.

Após essa fase, o Sebrae e parceiros iniciaram um trabalho para alcançar a Indicação Geográfica (IG) dos cafés robustas, um tipo de canéfora que vem se destacando nos últimos anos. Após algum tempo de iniciado o trabalho, a IG foi concedida em maio deste ano, por meio da Denominação de Origem (DO), que indica a origem do produto baseada na reputação da região, geralmente conhecida por produzir um produto ou prestar determinado serviço a partir do histórico e da tradição locais. Tal reconhecimento agrega valor ao produto, podendo aumentar a competitividade do segmento.

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire). No caso dos Cafés Matas de Rondônia, é uma chancela de qualidade saltando como diferencial diante de demais produtos.

O IG Matas de Rondônia tem o Sebrae como realizador em parceria com Caferon, ABDI, Câmara Setorial do Café, Emater, Embrapa, Idaron, Ifro, Seagri, Senar/Faperon, SFA/Mapa e Sicoob/Credip, além dos gestores municipais de 15 cidades que compõem o projeto. Os produtores que são atendidos pelo projeto IG Matas de Rondônia são os grandes beneficiados e os protagonistas dos resultados alcançados.

Coroando um trabalho consistente, os produtores que participaram do concurso Coffe of The Year durante a SIC 2021 acabaram levando as principais premiações dos canéforas concorrentes: na categoria de Fermentação Induzida, o primeiro lugar foi conquistado por uma mulher rondoniense pelo segundo ano consecutivo, Poliana Perrut de Lima; Alessandra Inácio Lopez Frez faturou o segundo lugar, e Geanderson Gambarte Vieira o terceiro – todos produtores de Novo Horizonte do Oeste. Na categoria Canéforas Naturais, o segundo lugar ficou com Deigson Mendes Bento, e seu irmão, Dione Mendes Bento, ficou com o terceiro –  ambos são de Cacoal.

Fonte/ Foto: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *