Posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de São Miguel do Guaporé volta a funcionar

Posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de São Miguel do Guaporé volta a funcionar

O posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de São Miguel do Guaporé, interior de Rondônia, voltou a funcionar. Ações coordenadas entre Associação de Revendas de Agroquímicos do Vale do Guaporé (ARPA), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), o INPEV e a SEDAM permitiram a solução dos problemas logísticos e técnicos que impediam a liberação da licença de operação ambiental do posto.

O local estava interditado desde 2019, em decorrência da convergência de diversas dificuldades técnico políticas que a ARPA enfrentou na administração do posto de recebimento. Em 2020, chegou a pandemia e todos os processos de articulação e obras em andamento, enfrentaram várias contingências e paralisações.

Com o esforço de todos os envolvidos e sob a coordenação da Idaron, a ARPA conseguiu realizar todas as reformas exigidas, o que permitiu a liberação da licença ambiental pela SEDAM.

De acordo com Jessé de Oliveira Júnior, Gerente Estadual de Defesa Vegetal da Idaron, os produtores da região fizeram várias reivindicações para que o problema fosse solucionado, pois o acúmulo de embalagens nas propriedades ficou insuportável, atingindo principalmente os pequenos produtores com pouca estrutura.

O próximo passo, é a realização de mutirões de recolhimento itinerante, que serão coordenados pela ARPA e apoiados pelos mesmos parceiros. Um levantamento digital das quantidades de embalagens que precisam ser recolhidas será iniciado no mês de fevereiro, coordenado pela Agência Idaron.

“É importante que o produtor fique atento às notícias agropecuárias da região, para não perder a oportunidade”, alerta Jessé de Oliveira.

Fonte/Foto:  Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *