Dr. Neidson parabeniza jornalistas pelo dia da categoria

Dr. Neidson parabeniza jornalistas pelo dia da categoria

São seis as datas comemorativas da imprensa no Brasil, e, segundo o parlamentar, são homenagens merecidas

Da Redação

Os jornalistas brasileiros têm seis datas comemorativas às atividades da imprensa e, hoje, é uma delas. Por este motivo, o deputado estadual Dr. Neidson de Barros Soares (PMN) está parabenizando cada profissional da área.

“São trabalhadores que merecem nosso respeito e consideração, haja visto que somos informados diariamente sobre tudo o que acontece em nossa cidade, estado, país e mundo afora nos mais diversos canais de comunicação. A informação é um bem de valor imensurável, pois está intimamente ligada ao desenvolvimento de toda a sociedade”, disse o deputado.

“Parabéns, especialmente aos jornalistas que desempenham suas atividades com seriedade! Vocês são os olhos e os ouvidos das pessoas comuns, pois estão onde, na grande maioria das vezes, não podemos estar, e nos mostram os acontecimentos para nos manter sempre atualizados sobre as notícias”, acrescentou Dr. Neidson.

AS DATAS

Do reconhecimento à importância do trabalho da imprensa surgiram meia dúzia de datas comemorativas todos os anos. São elas:

Dia 24 de janeiro – Celebração da Festa de São Francisco de Sales, santo padroeiro dos jornalistas;

Dia 29 de janeiro – Comemoração do Dia do Jornalista em homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio, morto nesta data, no ano de 1905;

Dia 16 de fevereiro – Comemoração do Dia do Repórter;

Dia 7 de abril – Instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como Dia do Jornalista, em honra ao médico e jornalista João Batista Líbero Badaró que, no dia 22 de novembro de 1830, morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo. No ano seguinte, o movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Em homenagem a este acontecimento a data foi instituída como Dia do Jornalista;

Dia 03 de maio – Decretado pela ONU, em 1993, como o Dia da Liberdade de Imprensa;

Dia 1 de junho – Festeja-se o Dia da Imprensa. Nesta mesma data, no ano de 1808, o jornal “Correio Braziliense”, que era editado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, passou a circular no Brasil.

Foto: Assessoria

Ilustração: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *