MP ressalta importância da OAB para sistema de Justiça em cerimônia de posse da nova composição da Ordem

MP ressalta importância da OAB para sistema de Justiça em cerimônia de posse da nova composição da Ordem

A importância da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a função social dos profissionais que exercem a advocacia para o adequado funcionamento da Justiça e desenvolvimento da sociedade foram ressaltados pelo Ministério Público de Rondônia durante cerimônia de posse da nova composição da entidade no Estado, para o triênio 2022-2024, ocorrida na última segunda-feira, em Porto Velho.

Em solenidade realizada no Teatro Palácio das Artes, tomaram posse os advogados Márcio Nogueira, como presidente; Vera Lúcia Paixão, vice-presidente; Aline Silva Corrêa, Secretária-Geral; Larissa Teixeira Rodrigues Fernandes, Secretária-Geral Adjunta; Marcos Donizetti Zani; Tesoureiro, e  Elton Sadi Fulber; Presidente da CAA.

Presente ao ato, o Subprocurador-Geral Jurídico do MPRO, Eriberto Gomes Barroso, falou sobre a relevância da cerimônia não apenas como momento de celebração, mas também como emblema de fortalecimento e maturidade da entidade que exerce funções essenciais à Justiça. “A Ordem dos Advogados do Brasil tem participação ativa na sociedade, em especial, na administração e  promoção da Justiça”, afirmou.

Eriberto Gomes Barroso destacou a imprescindibilidade do papel do advogado como guardião da lei, do Direito e da sociedade, também destacando as atribuições da Ordem, de igual modo, na defesa da Constituição, da Ordem Jurídica, do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da Justiça Social. “A OAB atua visando à boa aplicação das leis, rápida administração da Justiça, aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, pontuou.

O integrante do MPRO fez referência às atribuições constitucionais das instituições que compõem o tripé da Justiça, cujas missões se harmonizam em favor da sociedade. “O objeto perseguido pela OAB é merecedor do apoio e respeito do Ministério Público e dos demais órgãos. Sua missão é digna de reconhecimento e exaltação. Não há dúvidas de que a Ordem dos Advogados do Brasil representa muito para a sociedade brasileira”.

Ainda na oportunidade, registrou a atuação exemplar da entidade no Estado, lembrando os esforços empreendidos para a manutenção da prestação de serviços na pandemia, lembrando as perdas irreparáveis sofridas durante a crise sanitária.

Ao final, parabenizou o grupo que agora ascende à chefia da OAB no Estado empenhando o apoio do Ministério Público em ações em favor da sociedade.

A solenidade de posse da OAB teve a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia; do Defensor Público-Geral do Estado, Hans Lucas Immich; da Juíza Auxiliar do Tribunal Regional do Trabalho, Fernanda Antunes Marques; do Corregedor do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Edilson Sousa Silva, e do Procurador-Geral do Estado, Maxwel Mota de Andrade.

Fonte/Foto: MPRO/DCI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *