Ji-Paraná: Semeia coleta mudas que brotaram em pontos da cidade

Ji-Paraná: Semeia coleta mudas que brotaram em pontos da cidade

Plantas são levadas ao Viveiro Municipal para doação

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), está realizando a coleta de mudas que brotaram em diversos pontos da cidade. Sexta-feira (18), o projeto realizou a coleta na Praça do Desafio, no trevo da avenida Marechal Rondon com a rua 22 de Novembro.

A titular da Semeia, Jeane Muniz Rioja Ferreira, explicou que o Projeto Coleta Consciente realiza a retirada das mudas que brotam naturalmente. Posteriormente, as plantas são tratadas e levadas ao Viveiro Municipal, onde ficam disponíveis para o plantio em canteiros ou doações à população.

“Essas mudas não se desenvolveriam, pois ficam na sombra das árvores maiores. Então, realizamos essa coleta, cuidamos da muda e as destinamos ao Viveiro Municipal, para que essas plantas possam ser reinseridas ao meio ambiente”, explicou Jeane.

Na ação de sexta-feira, foram coletadas mudas da espécie oiti, árvores ideais para espaços de sombra, pois podem alcançar até 15 metros de altura, com a copa medindo até 8 metros de diâmetro.

As mudas podem ser retiradas gratuitamente no Viveiro Municipal, que fica localizado na rua Dário Aguiar (T-15), bairro União II, próximo à Santa Casa de Misericórdia, no segundo distrito. A doação das mudas deve ser solicitada na Semeia, localizada na rua Estrada Velha, no bairro Primavera, ao lado do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Meio Ambiente faz o controle onde essas mudas serão plantadas.

Matéria: Marco Bernardi Fotos: Jota Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *