Idaron institui calendário oficial de declaração de rebanhos de interesse da defesa sanitária animal de 2022

Idaron institui calendário oficial de declaração de rebanhos de interesse da defesa sanitária animal de 2022

Como já é praxe, as campanhas de declaração obrigatória de rebanhos acontecem nos meses de maio e novembro

Já está em vigor, desde o início deste mês, a Portaria número 120/2022, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), que institui o calendário oficial de declaração obrigatória de rebanhos de interesse da defesa sanitária animal em toda a extensão territorial do estado de Rondônia, para o ano de 2022.

Como já é de costume, as campanhas de declaração serão semestrais, nos meses de maio e de novembro. A primeira campanha acontece no período de 01 a 31 de maio. A segunda etapa será de 01 a 30 de novembro. De acordo com a portaria, a declaração deve incluir todo o rebanho, independentemente de faixa etária e sexo.

A portaria oficializa a obrigatoriedade do Estado em demonstrar dados cadastrais atualizados dos rebanhos, em atendimento às demandas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), “sobretudo para a manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação com reconhecimento internacional”, explica o coordenador técnico da Idaron, Walter Cartaxo.

Em meados de abril, a Agência intensificará a divulgação do prazo de declaração para a primeira etapa, informando como e onde o produtor poderá fazer a atualização cadastral dos animais.

Fonte: Idaron   Foto:  Pexels/Cottombro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *