Rondônia, terça, 24 de maio de 2022.

Formação para professores do ensino médio se torna especialização lato sensu

Formação para professores do ensino médio se torna especialização lato sensu

Parceria entre MEC e UFPI estimula os docentes a se qualificarem para o Novo Ensino Médio

A preparação dos estudantes para o mundo do trabalho é uma das principais mudanças que o Novo Ensino Médio traz. Para incentivar a qualificação nesse assunto, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, certificará, com pós-graduação lato sensu, os docentes e outros profissionais que concluírem 360 horas de formação (uma da área do conhecimento e outra referente ao Mundo do Trabalho).

As Formações para Professores do Ensino Médio estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem ─ Avamec (https://avamec.mec.gov.br/#/), totalmente gratuitas e autoinstrucionais. Elas foram preparadas com o objetivo de oferecer subsídio aos profissionais do magistério diante do novo modelo de ensino médio. Com exemplos práticos de interdisciplinaridade, as cinco formações possuem 180 horas cada uma. Elas abrangem as quatro áreas do conhecimento (Linguagens e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias) e também o Mundo do Trabalho.

Para o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, as formações enfatizam o desenvolvimento de competências, algo priorizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Iremos qualificar os docentes dentro do princípio da educação integral, para que auxiliem os estudantes na criação de soluções diante da complexidade do mundo”.

A pró-reitora de pós-graduação da UFPI, Regilda Saraiva, afirma que é muito relevante certificar os docentes do ensino médio com a especialização lato sensu. “Esses professores são formadores de futuros docentes, técnicos, pesquisadores e outros profissionais que contribuirão para o desenvolvimento do país”.

Veja o passo a passo para o professor de ensino médio obter a certificação pela UFPI:

  1. Acessar o Avamec (https://avamec.mec.gov.br/#/);
  2. Inscrever-se em duas formações, sendo uma delas Mundo do Trabalho, obrigatoriamente;
  3. Concluir as formações, obtendo o certificado, com média geral igual ou superior a 6 pontos e frequência geral igual ou superior a 75% da carga horária;
  4. Pleitear a certificação, mediante aproveitamento de estudos, por meio do preenchimento e envio de formulário eletrônico.

Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho:

https://forms.gle/qYjNGR4Z4XwdC3aG6

Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho: 

https://forms.gle/ax3Wxnxk5MZWygbH7

Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho:

https://forms.gle/ysfwPtSBpBpVWQ8k7

Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho:

https://forms.gle/PJGCPCTj4jkdwp4w6

Mais informações: www.cead.ufpi.br

Fonte: Mec   Foto: Yan Krukov

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 1 =

/** * The template for displaying the footer * * Contains the closing of the #content div and all content after. * * @link https://developer.wordpress.org/themes/basics/template-files/#template-partials * * @package Cream_Magazine_Pro */ ?>