Portal Observatório do Estado disponibiliza dados específicos sobre municípios de Rondônia

Portal Observatório do Estado disponibiliza dados específicos sobre municípios de Rondônia

Usuário tem opção de realizar comparações entre os dados de até cinco municípios

Dados oficiais relacionados à economia, ao agronegócio, à demografia, à educação e à área social de cada um dos 52 municípios de Rondônia foram disponibilizados no Portal do Observatório do Desenvolvimento Regional (https://observatorio.sepog.ro.gov.br/), por meio do menu “mapa”. O trabalho foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), responsável pela coordenação e gerenciamento da Plataforma on-line.

O projeto foi concluído a partir de pesquisas realizadas pelos técnicos da Gerência do Observatório (GOB) e customizado pela Gerência de Informática (GIN) da pasta de planejamento que reuniram informações de diversas fontes oficiais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal de Contas de Rondônia (TCE), entre outras.

De acordo com o gerente do GOB, Pablo Mendonça, a publicação representa um dos objetivos da plataforma que é reunir os dados para produção de informações que visam auxiliar tanto o Governo do Estado como os cidadãos no suporte ao planejamento, investimentos, tomadas de decisões, análise de fatores, entre outros, além de contribuir com a transparência e disseminação das informações.

Ao acessar o novo menu, o usuário encontrará a imagem do mapa de Rondônia e de forma dinâmica poderá clicar diretamente na área correspondente ao município que deseja obter as informações ou selecioná-lo na faixa de opções disponível. Ao selecionar a localidade, serão apresentadas informações gerais como número de habitantes, área geográfica, entre outras, que poderão ser detalhadas na opção ‘Mais informações’, onde será apresentado um breve histórico, além de imagens e gráficos no contexto do município.

Além disso, o usuário encontrará um ranking com indicadores relacionados à área escolhida. É possível ainda fazer comparações entre os cenários vivenciados por até cinco municípios dentro de uma série histórica, no âmbito das áreas temáticas.

No tema agronegócio, por exemplo, estão disponíveis dados comparativos sobre: produção agrícola, produção de leite, produção de mel; área colhida, entre outras informações.

No portal do Observatório estão disponibilizadas também outras publicações como o Panorama Geral do Estado, o Boletim econômico-social, o  Perfil do Estado e outros dados.

Texto: Jane Carla  Fotos: Jane Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *