Deputado Dr. Neidson visita APAE de Vilhena e destaca ações da entidade que já atua há 41 anos no município

Deputado Dr. Neidson visita APAE de Vilhena e destaca ações da entidade que já atua há 41 anos no município

Parlamentar conheceu as dependências e os serviços prestados pela entidade que atende mais de 200 famílias vilhenenses

Nesta quarta-feira (23), em Vilhena, o deputado Dr. Neidson (PMN) visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. Na oportunidade, o parlamentar, acompanhado da diretora administrativa e pedagógica da entidade, Karla Bortolozo, conheceu as dependências e as atividades prestadas pela APAE que, neste mês de março, completa 41 anos de atuação em Vilhena.

Além das dependências da entidade, o deputado acompanhou de perto o trabalho de pedagogos, hidroterapeutas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais. De acordo com a diretora, mais de 200 famílias vilhenenses são beneficiadas com assistência social, clínica e educacional.

“Eles contam até com aparelhos para a aplicação do método PediaSuit, indicado para o tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atrasos de desenvolvimento, lesões cerebrais traumáticas, autismo e outras condições que afetam as funções motoras ou cognitivas de uma criança.

Ainda de acordo com o parlamentar, a APAE de Vilhena também trabalha com equoterapia, um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

“A equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. É uma atividade que exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Aqui na APAE, eles contam com dois cavalos e a interação com esses animais, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima”, explicou Dr. Neidson.

Ao deputado, a diretora Karla Bortolozo apresentou algumas necessidades da entidade como a aquisição de equipamentos para atender a parte da Clínica de Atendimento à Saúde.

“Temos, ainda, a possibilidade de conseguirmos adquirir um micro-ônibus adaptado para pessoas com necessidades especiais. Para isso, vou aguardar que, na semana que vem, a diretora Karla nos encaminhe um ofício para podermos analisar a viabilidade e com isso, ajudar a APAE. Faremos o que estiver ao nosso alcance, pois realmente é um trabalho que merece todo nosso apoio”, assegurou o deputado.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *