Rondônia, segunda, 23 de maio de 2022.

Chupinguaia: “Mutirão de Crédito Rural” reforça agricultura familiar em distritos 

Chupinguaia: “Mutirão de Crédito Rural” reforça agricultura familiar em distritos 

Ação contou com a participação de diversos produtores da região

Os distritos de Boa Esperança e Novo Plano receberam o “Mutirão de Crédito Rural”, na semana passada. A ação, promovida pela equipe da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) de Vilhena, levou informações sobre recursos e investimentos, através do Programa de Recursos de Crédito Rural para Agricultores Familiares (Pronaf).

“Esse momento de receber a equipe da Emater aqui no distrito de Novo Plano é muito importante para os nossos produtores. Essa linha de crédito vem para beneficiar o agricultor familiar, tanto na agricultura, como na produção de leite, gado de corte e café. Essa é mais uma oportunidade de alavancar a produção e fortalecer a agricultura familiar,” explica Iracema Castro, produtora de leite e gado de corte.

O gerente regional da Emater, Cleverson de Oliveiras, explica os principais objetivos deste mutirão. “Este programa, é uma política pública do Governo Federal, que beneficia a agricultura familiar com empréstimos em condições especiais, como prazos maiores e taxas de juros menores. O Pronaf tem como objetivo fomentar a atividade rural de pequenos agricultores. Levar essas informações e assistência técnica é mais um trabalho que a Emater desenvolve, para que os pequenos produtores sejam atendidos da melhor forma e com o nosso apoio aumentar cada vez mais sua produção e consequentemente sua renda,” explica Cleverson.

Durante as ações nos distritos, o extensionista rural de Colorado do Oeste, Jhonathan de Oliveira realizou palestras sobre o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf), que tem como objetivo financiar projetos de cultivo protegido de hortaliças.

SOBRE O PROGRAMA

O Pronaf, tem como objetivo fomentar atividade rural de pequenos agricultores, atendendo especificamente aqueles que têm a mão de obra prevalecente familiar, sendo que a maior renda seja advinda da produção e que a propriedade seja de até 240 hectares. Com a realização deste empréstimo, o agricultor terá a oportunidade de pagar taxas mínimas de juros, que são de 4,6% ao ano, com prazo de 10 anos para pagamento, com três anos de carência.

Para os produtores que se encaixam nas especificações e querem realizar o empréstimo através do Pronaf, podem procurar a Emater local da sua região. Em Vilhena, a Entidade fica localizada na Av. Marques Henrique, 821, Centro, com atendimento das 7h30 às 13h30.

Texto: Thayná Machado    Fotos: Weyne Sharp

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 4 =

/** * The template for displaying the footer * * Contains the closing of the #content div and all content after. * * @link https://developer.wordpress.org/themes/basics/template-files/#template-partials * * @package Cream_Magazine_Pro */ ?>