Jhony pede engajamento da população para o fim do preconceito sobre o autismo

Jhony pede engajamento da população para o fim do preconceito sobre o autismo

O parlamentar (de farda) com diretores da Federação Nacional das Apaes, durante evento em 2019, em Ji-Paraná: preocupação com pessoas portadoras de deficiência não é de hoje

Da Redação

“Hoje, dia dois de abril, é marcado por uma causa sublime: a campanha de  conscientização sobre o autismo, celebrada em todo o mundo. Aproveito esse dia para pedir a todos que divulguem essa campanha, façam parte dela, pois só assim podemos ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma em torno da condição”. O apelo é do deputado  estadual Cabo Jhony Paixão (PSDB), que divulgou a campanha e o pedido de engajamento em todos suas redes sociais.

Segundo ele, “estimativas dão conta  que cerca de cerca de 2 milhões brasileiros são portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). São pessoas que apresentam sintomas diversos, a exemplo de dificuldades para interagir socialmente e deficiências verbais e físicas, além de padrões restritivos e repetitivos de comportamento. Porém, é bom esclarecer que essas limitações não os impedem de desenvolver diferentes habilidades e viver uma vida plena e significativa”.

O dia de 2 de abril para comemorar a campanha foi instituído pela Organização das Nações Unidas (Onu), em 2008, Entre seus objetivos, a data permite, ainda, que cada indivíduo seja respeitado e tratado como um membro de valor da sociedade.

“O empenho para por fim ao preconceito e à discriminação contra pessoas com autismo deve ser constante e de todos. É nossa obrigação construir uma sociedade inclusiva e acessível, onde pessoas com autismo e outras deficiências tenham as mesmas oportunidades em termos de educação, emprego, acesso à informação e participação na vida social, política e cultural”, complementou o parlamentar.

Jhony Paixão é considerado um grande apoiador da Apae em Rondônia, que presta atendimento a mais de quatro mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla, incluindo o autismo, nas  unidades distribuídas pelo estado.  “A Apae tem um parceiro, dentro e fora da Assembleia,” reafirma o deputado.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *