Termina amanhã o prazo para pedido de recurso de isenção do Enem 2022

Termina amanhã o prazo para pedido de recurso de isenção do Enem 2022

Resultado das solicitações de dispensa e justificativas de ausência está disponível na Página do Participante

Está disponível, na Página do Participante, o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e das justificativas de ausência na edição anterior. O período de recurso que começou dia 25, encerra amanhã, dia 29 de abril. O resultado das análises dos procedimentos foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Autarquia registrou 1.949.448 solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 e 94.721 justificativas de ausência na edição de 2021. Os procedimentos foram realizados entre os dias 4 e 15 de abril, por meio da Página do Participante.

Login único

Para acompanhar o andamento da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022, bem como da justificativa de ausência na edição de 2021, o participante precisará utilizar login e senha únicos, cadastrados no portal do Governo Federal (gov.br).

Quem não possui o login único para acesso aos serviços prestados pelo Governo Federal pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços. Caso o participante já tenha cadastro, mas não lembre a senha, é possível recuperá-la.

O login único faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.

Recurso

O período para interpor recurso aos resultados começa na próxima segunda-feira, 25 de abril. O procedimento deve ser formalizado por meio da Página do Participante até o dia 29 do mesmo mês, com envio de nova documentação que justifique a ausência na edição de 2021, observando a opção escolhida, conforme anexo I do Edital n.º 14/2022.

No caso do participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 reprovada pelo Inep, é também necessário enviar a documentação que comprove a situação de solicitação de isenção, conforme listado no anexo II do edital. Os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Vale lembrar que a aprovação dos pedidos de isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 e das justificativas de ausência no exame de 2021 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante, tendo como referência edital específico, ainda a ser publicado pelo Inep.

Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: MEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *