“Educação sobre Rodas” vai oferecer matrículas em cursos profissionalizantes durante a Rural Show

“Educação sobre Rodas” vai oferecer matrículas em cursos profissionalizantes durante a Rural Show

Em Ariquemes, Escola Móvel de Máquinas Agrícolas totalizou mais de 200 certificados entregues, nos eixos Tecnológicos de Controle e Processos Industriais e de Gestão e Negócios

Há menos de uma semana para a 9ª edição da Rondônia Rural Show – RRS Internacional, maior feira de agronegócio da região Norte, que acontece de 23 a 28 de maio, em Ji-Paraná, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, confirmou a presença de duas Escolas Móveis de Educação Profissional no evento: as Escolas Móveis de Máquinas Agrícolas e de Frigorífico e Piscicultura.

Responsável por ampliar e fomentar a oferta de educação profissional em diversos pontos do Estado por meio de cursos técnicos e de qualificação profissional, as Escolas Móveis – Educação Sobre Rodas (quatro unidades) somaram investimento de quase R$ 9 milhões do Governo de Rondônia, no Plano Estratégico: “Um Novo Norte, Novos Caminhos”.

Com objetivo de expandir a educação profissional, por intermédio da interiorização de ações formadoras, com capacitação gratuita, pelo Idep, o Poder Executivo visa promover a melhoria na qualidade de vida dos rondonienses, com o desenvolvimento econômico e social.

INSERÇÃO NO MERCADO

Em seis meses de atuação, as Escolas Móveis já formaram diversas turmas, nos vários cursos ofertados. Dentre eles, muitos alunos estão no mercado de trabalho, empregados ou empreendendo, como é o caso de Artur Santiago dos Santos, que fez os Cursos de Mecânico de Motores a Diesel e Ajustador Mecânico, na Escola de Máquinas Agrícolas.

“Tive uma breve experiência em uma mecânica da cidade, e agora fui contratado para a oficina do transporte escolar da Prefeitura de Ariquemes, na função de mecânico. O curso foi o diferencial na minha caminhada profissional. É muito importante e eu super indico para quem quer se profissionalizar”, comentou.

Para Pedro Victor Silveira Nepomuceno, a formação auxiliou a ampliar seu conhecimento profissional sobre as ferramentas usadas no trabalho. Ele fez os Cursos de Ajustador Mecânico e de Manutenção de Máquinas Agrícolas, também em Ariquemes.

Paulo Felipe Rocha de Oliveira também foi contratado recentemente após a conclusão dos Cursos de Manutenção de Máquinas Agrícolas, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Mecânico de Motores a Diesel. “Fui contratado por uma empresa e estou começando como auxiliar mecânico. Os cursos são perfeitos e sem eles eu não conseguiria essa oportunidade de emprego”.

PARCERIAS LOCAIS

A atuação do Governo de Rondônia com as escolas móveis acontece por meio de parcerias locais com as prefeituras e secretarias municipais de educação. Em Ariquemes, a Escola Móvel de Máquinas Agrícolas totalizou mais de 200 certificados entregues, nos eixos Tecnológicos de Controle e Processos Industriais e de Gestão e Negócios. E em Pimenta Bueno, foram entregues 156 certificados, no eixo Tecnológico de Produção Alimentícia.

Fonte: Secom   Texto: Elis Ramos   Fotos: Gerlane Lima e Ésio Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *