Segunda etapa de seleção para a UAB abre 20 mil vagas

Segunda etapa de seleção para a UAB abre 20 mil vagas
Pela primeira vez, foram selecionados cursos para auxiliar no desenvolvimento de economias locais e para formar agentes públicos e um deles é Gestão do Agronegócio
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, o resultado final da segunda fase do Edital nº 9/2022, da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Serão abertas 20.100 vagas, em 66 cursos para apoiar o desenvolvimento de economias locais e 68 para a formação de agentes públicos.

Os cursos vinculados a uma política de formação específica são uma novidade no Sistema UABEntre os selecionados estão, por exemplo, Gestão do Agronegócio, Finanças e Turismo, para auxiliar no desenvolvimento de economias locais, e Administração Pública e Gestão em Saúde, para a formação de agentes públicos.

As vagas se somam às 131.102 da parte tradicional do programa, apresentadas na primeira etapa do edital. Na fase 1, foram selecionados 369 cursos de licenciatura, como Pedagogia, Letras, Matemática e Educação Física, e 220 especializações, entre as quais Gestão Escolar, Informática e Saúde na Educação.

Sobre o programa
Criado em 2006, o Sistema UAB leva a universidade pública a locais distantes e isoladodo País pela modalidade educação a distância (EaD). Isso facilita iniciativas que estimulam a parceria governamental — federal, estadual e municipal — com 139 instituições de ensino superior. O objetivo é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, com ofertas de vagas prioritariamente voltadas ao preparo de profissionais para trabalhar com a educação básica. Atualmente, são 121 mil alunos matriculados em 967 polos instalados em 850 municípios brasileiros.

Fonte: MEC   Foto: Pexels/Flambo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *