Porto Velho: Arraial Flor do Cacto leva alegria à população na zona Sul

Porto Velho: Arraial Flor do Cacto leva alegria à população na zona Sul
Com apoio logístico da gestão municipal, arraiais e demais atividades culturais são levadas aos bairros da capital

Ao som de muita música, apresentações de danças e comercialização de comidas típicas, a primeira noite da 23ª edição do Arraial Flor do Cacto animou a população. A abertura ocorreu na sexta-feira (27), no campo de futebol do Caladinho, e segue até o dia 5 de junho.
O arraial faz parte da programação do Circuito Junino, organizado por associações e grupos folclóricos, com o apoio logístico da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural (Funcultural). Na programação do Circuito Junino estão previstos pelo menos 12 arraiais até o dia 25 de setembro.
De acordo com o presidente interino da Funcultural, Godofredo Neto, a gestão municipal não tem medido esforços para apoiar com a logística e a estrutura.

“Nós reunimos a Liga dos Arraiais para apresentar suas necessidades de estrutura, para que pudéssemos somar. A Liga encaminhou suas necessidades e fizemos uma breve análise. O resultado é o que estamos vendo, a realização do Arraial Flor do Cacto. Nesse período pós-pandêmico, esperamos um grande público, como ocorreu no Arraial Municipal, no Mercado Cultural. E o arraial Flor do Cacto é considerado um dos quatro arraiais de grande porte no nosso município. E isso é só o pontapé inicial. Esperamos que toda a população prestigie o Circuito Junino”, detalhou.

Durante a abertura, o presidente da Liga dos Arraiais de Porto Velho, Francisco Clodoaldo, o “Negaça”, destacou o momento especial de retomada dos festejos, após um cenário crítico de pandemia e agradeceu o apoio da prefeitura. “Não é fácil fazer cultura depois de uma pandemia como essa. Agora, com o avanço da vacinação, estamos realizando o primeiro grande evento junino nos bairros. O Arraial Flor do Cacto já possui 25 anos de existência, e hoje segue na sua 23ª edição, com uma soma de forças muito grande, ou seja, um movimento da cultura e fomento de emprego e renda. Com a direção de Deus, a gente consegue fazer. Agradecemos a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Funcultural, por todo apoio logístico e demais parceiros”, enfatizou.
O prefeito Hildon Chaves esteve presente na abertura da festa e destacou a importância da retomada dos festejos juninos, um momento especial para a cultura porto-velhense. “Em virtude da pandemia, não foi possível realizar os festejos nos últimos dois anos, mas agora está sendo possível promover essas confraternizações tão importantes. O arraial Flor do Cacto já é tradição em nossa cidade e faz parte do nosso calendário de eventos. E é muito bom poder estar aqui, confraternizando com as famílias da zona Sul e demais famílias de outros bairros presentes. Que todos possam vir conhecer esse arraial que está muito bonito”.

ATRAÇÕES
A programação da primeira noite do Arraial Flor do Cacto foi recheada de apresentações como a do Grupo Acreditar, composto por mulheres da terceira idade, com a dança do Carimbó; do grupo de dança Waitiku Mayakan; e com o show musical de Ely Lima e banda. As próximas noites contarão com apresentações de bois-bumbás e quadrilhas juninas, entre outras.
O brilho da festa também estava nos detalhes, das barracas decoradas à variedade de pratos típicos comercializados e brinquedos para toda a família. Quem prestigiou, não economizou elogios pela organização e a retomada das festas juninas tradicionais.
Katiele Pereira da Silva aproveitou o momento para levar, pela primeira vez, sua pequena filha ao festejo. Para ela, uma edição especial. “Em todas as edições eu estava presente para prestigiar. E hoje, com minha filha em meus braços, sinto que há algo mais emocionante, ainda mais depois de passar por essa pandemia. Agora é curtir as noites e já convido as famílias para conhecerem”.

FOMENTO ECONÔMICO
Animação, também, para quem está comercializando seus produtos nas noites de arraial. Claudinei Ribeiro Brazão, juntamente com a esposa, participa do Flor do Cacto há oito anos, em uma barraca de alimentação com cardápio variado de comidas típicas da região. O prato líder nas vendas é o tradicional espetinho de carne.

“O retorno dos arraiais com certeza ajuda a movimentar a economia. Temos uma grande expectativa para esses dias aqui no Flor do Cacto, com muitas vendas e também diversão. Essa festa é só o começo para os próximos arraiais nos bairros. O apoio da prefeitura é de suma importância, pois nos ajuda a economizar os custos”, observou.

O Arraial Flor do Cacto segue até o dia 5 de junho no campo de futebol do Caladinho. E de 10 a 19 de junho acontece o Arraiá Leste, no campo de futebol do JK.

Texto: Jaqueline Malta Fotos: Saul Ribeiro Fonte: SMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *