OEI Brasil prorroga as inscrições do Prêmio Ibero-Americano de Educação Intercultural bilíngue “Cruzando Fronteiras”

OEI Brasil prorroga as inscrições do Prêmio Ibero-Americano de Educação Intercultural bilíngue “Cruzando Fronteiras”
As inscrições para o Prêmio estão abertas até o dia 17 de junho

 

Em março de 2022, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), lançou a primeira edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação Intercultural Bilíngue “Cruzando Fronteiras”. O período de inscrição teve início em 15 de março e foi prorrogado: agora, os interessados poderão se inscrever para concorrer ao prêmio até  dia 17 de junho, por meio do site do Programa.

O “Cruzando Fronteiras” tem como objetivo promover o reconhecimento de experiências educacionais de instituições públicas de educação básica que proporcionam a interculturalidade e o bilinguismo (português e espanhol) como formas de fortalecimento das identidades individuais e culturais de seus estudantes e, por extensão, da comunidade em que estão inseridas.

Podem participar instituições públicas de educação básica e de educação profissional e tecnológica de nível médio que promovam a interculturalidade e o bilinguismo em duas categorias:

●  Categoria A – projeto nacional intercultural e bilíngue; e

●  Categoria B (nacional e internacional) – projeto intercultural e bilíngue de fronteira entre o Brasil e os países ibero-americanos vizinhos.

Para participar, a equipe escolar deve preencher o cadastro da escola pelo site:  http://cruzandofronteiras.org.br/. Todo o processo de inscrição deverá ser realizado exclusivamente por meio eletrônico, inclusive a submissão de documentos.

Todas as escolas participantes receberão o certificado de participação. A primeira colocada de cada uma das cinco regiões do Brasil, as cinco finalistas de cada região e as seis escolas selecionadas na categoria B receberão o selo de Escola de Referência Nacional de Escola Intercultural e Bilíngue 2022. As escolas selecionadas poderão receber até R$ 40 mil. No total, serão distribuídos R$ 260 mil para incentivar o projeto de bilinguismo dessas escolas.

Formação continuada de professores

A OEI também apoiará as escolas participantes do prêmio, ofertando um módulo de formação continuada aos professores que trabalharão temas relevantes para o trabalho pedagógico relacionado à interculturalidade e ao bilinguismo.

Para mais informações acesse o site e o edital do Prêmio.

Sobre a OEI

A Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) tem como objetivo a cooperação entre países da região no campo da educação, da ciência e da cultura com vistas ao desenvolvimento integral e sustentável.

Com centenas de projetos ativos com entidades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outras organizações internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América.

A OEI, como principal organismo da Ibero-América especializado em cooperação técnica em educação, tem um firme compromisso com essa área de atuação, cujos objetivos foram definidos na publicação Metas Educativas 2021. As linhas estratégicas do trabalho referem-se a temas centrais como: a primeira infância; as habilidades e competências para o século XXI; a melhoria da governança escolar; o ensino superior e a educação em direitos humanos; valores democráticos; e cidadania ibero-americana.

Co.liga, Prêmio Ibero-Americano de Inovação Educativo, Primeiros Anos, Governança e Educação em Pauta são alguns projetos da OEI Brasil que atuam em prol de uma educação inclusiva e equitativa.

Para promover o bilinguismo de português e espanhol como pauta necessária na comunicação global, a OEI Brasil recebeu neste ano de 2022 a Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (Cilpe). E agora lança o Prêmio Ibero-Americano de Educação Intercultural Bilíngue “Cruzando Fronteiras”.

Fonte: MEC  Foto: Pexels/Lara Jameson

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *