MEC promove I Seminário do PNLD 2025 Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

MEC promove I Seminário do PNLD 2025 Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio
Evento trata do impacto do PNLD no Novo Ensino Médio

OMinistério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB ), realizou na semana passada, junto à Coordenação-Geral de Ensino Médio (Cogem) e a Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (Cogeam), a I Jornada PNLD 2025, evento de cunho formativo e de planejamento para fomentar a construção do edital do PNLD 2025 e a implementação dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio (NEM).

O evento foi o primeiro de três e também um marco institucional que contribuirá para a construção do edital de acordo com a realidade e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os objetivos específicos estão: sensibilização e impacto do Programa do PNLD; trazer um panorama do que são os Itinerários Formativos; credibilidade e necessidade das discussões em grupo sobre  Itinerário Formativo. O evento teve como participantes servidores da SEB, Setec e convidados, entre eles o coordenador de Editais e Avaliação, João Quaresma e a coordenadora-geral de Materiais Didáticos, Janaína de Aquino Ferraz.

O consultor de linguagens e suas tecnologias do Banco Mundial, Adalberto Vitor Raiol Pinheiro, destacou que o evento trouxe por meio das palestras e painéis assuntos relevantes que devem ser conversados: “Outro ponto importante é o contato pessoal com todas as coordenações e representantes de setores que estão em envolvidos no novo ensino médio , nessa produção de materiais. De grande valia também poder, apreciar o trabalho do outro , a gente enxergar e vislumbrar o que os outros sentiram, foi muito positivo de um modo geral toda a programação”, relatou.

A programação antecede o lançamento do Edital do PNLD 2025. Com esse edital, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) oferecerá, pela primeira vez, os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Por essa razão, a publicação desse edital é decisiva para a implementação do Novo Ensino Médio no que diz respeito aos materiais didáticos.

Segundo a coordenadora-geral de Materiais Didáticos, Janaína de Aquino Ferraz, o evento é uma ideia antiga que está sendo posta em prática agora para construção de um edital com base em dados fidedignos de cada unidade da federação. “O objetivo é que tenhamos um desenho de material didático cada vez mais próximo das demandas específicas. Temos como objetivo alinhar as ações entre MEC,  FNDE e secretarias de estado para que o PNLD tenha adesão e alcance esperados. Contamos com consultores que vieram por financiamento do Banco Mundial. Assessores pedagógicos selecionados para subsidiar os relatórios e acreditamos que esse seja o caminho para atingir o objetivo de, a cada edição do PNLD, termos recursos Didáticos adequados às demandas atuais”, destacou a coordenadora.

PNLD

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas ao Poder Público.

Fonte/Foto: MEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *