Idaron alerta sobre a suspensão da comercialização de agrotóxicos a base de Carbendazim no Brasil

Idaron alerta sobre a suspensão da comercialização de agrotóxicos a base de Carbendazim no Brasil

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão e a comercialização de agrotóxicos a base de Carbendazim em Rondônia e no restante do Brasil. A suspensão cautelar foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (22), por meio do Despacho n° 60, de 21 de junho de 2022.

Para dar cumprimento a medida no estado, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) encaminhou memorando nº 15/2022/IDARON-PROFAG para todas as supervisões da Agência, na capital e interior. Segundo o coordenador do programa estadual de agrotóxico, Sirley Ávila Queiroz, a Idaron tem por obrigação precípua dar cumprimento à normativa, fiscalizando o comércio local a fim de coibir, de forma preventiva, a venda das marcas comerciais que levam em sua composição o Carbendazim.

“As medidas são complementares e, desta forma, o agrotóxico ficará suspenso até que o processo que propõe a proibição do ingrediente ativo Carbendazim em produtos agrotóxicos no país seja finalizado”, explicou.

SUSPENSÃO CAUTELAR

A medida, segundo a Anvisa, tem como objetivo prevenir a disponibilização para uso no manejo agrícola de produtos que contenham o ingrediente na sua formulação, enquanto o processo de reavaliação é finalizado.

A decisão, baseada no princípio da precaução, antecipa os objetivos da minuta de Consulta Pública, que irá propor a proibição do ingrediente ativo Carbendazim em produtos agrotóxicos no Brasil, conforme avaliado pela área técnica.

PARA QUEM JÁ TEM OS PRODUTOS NA PROPRIEDADE

A Idaron comunica que o uso e aplicação de produtos que contenham Carbendazim e que estejam na posse dos produtores rurais, adquiridos em data anterior ao dia 22 de junho, com a devida comprovação por meio de nota fiscal e receituário agronômico, poderão ser utilizados, respeitando todos os critérios de segurança quanto a uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) conforme determina rótulo e bula dos produtos e as recomendações técnicas da Agência.

Fonte/Foto: Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *