Ji-Paraná: Município é sede da 1ª edição da Comissão Intergestores Bipartite de Rondônia neste ano

Ji-Paraná: Município é sede da 1ª edição da Comissão Intergestores Bipartite de Rondônia neste ano

Participantes da primeira edição da Comissão Intergestores Bipartite itinerante

 

Profissionais de Saúde de todo o Estado de Rondônia participaram da 1ª edição da Comissão Intergestores Bipartite – CIB itinerante, em Ji-Paraná que aconteceu no final de junho. A primeira edição itinerante do ano de 2022 corresponde, também, a 5ª Reunião Ordinária da CIB.

Outras duas ações em Saúde precederam a realização da CIB e contribuíram para a pactuação das ações a serem implementadas no âmbito da Saúde Pública em Rondônia: a Câmara Técnica da 5ª Reunião Ordinária da CIB e um encontro envolvendo os gestores e gerentes das seis Regionais de Saúde existentes no Estado.

A gestora da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, Semayra Gomes explicou que as ações são importantes e pontuais no calendário das pastas tanto estadual quanto municipais de Saúde, mas convergem para maior aproximação com os profissionais que atuam em todo o Estado. “Agradeço a cada um de vocês que se deslocou até aqui. São dois dias de muito trabalho e muito sucesso”, declarou a secretária na abertura do evento.

No total foram apresentados e pactuados 12 temas, discutidos 22 informes e homologados 89 resoluções relacionadas ao tema saúde.

COVID-19

Um dos assuntos discutidos na CIB foi o cenário epidemiológico da covid-19 e da vacinação em Rondônia. Dentro deste tema, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa apresentou um plano de ação a ser executado nos 52 municípios, para contribuir com a adesão à vacinação, incluindo a vacina contra a covid-19.

“O número de casos e internações por covid-19 estão aumentando em Rondônia, por isso, convidamos a população a manter o ritmo de vacinação, ou seja, administrando a 3ª e a 4ª doses da vacina, que são as doses de reforço do imunizante”, alertou o diretor executivo da Agevisa, Edilson Silva, .

Foi esclarecido aos presentes, que a 4ª dose da vacina contra a covid-19 já está disponível para pessoas de 40 anos ou mais e mais uma dose de reforço para as pessoas que foram imunizadas com a vacina Janssen.

A secretária municipal de Saúde de Porto Velho, Eliane Pazzini alertou sobre o aumento de contaminação por covid-19 entre crianças e adolescentes. “Infelizmente os números indicam que crianças e jovens tomaram a 1ª dose do imunizante e não retornaram nem para tomar a 2ª dose. É importante ficarmos atentos a esse fato em outros municípios também”.

Como reforço, a secretária da Sesau, Semayra Gomes ponderou junto aos secretários municipais de saúde, da necessidade de desenvolverem ações que facilitem a vacinação do cidadão, como: busca ativa ou realização de eventos fora do horário comercial, dedicado à vacinação.

“Entendemos que todos estão ocupados com o retorno às suas atividades, após o período mais crítico da pandemia, por isso, é tão importante apresentar alternativas para facilitar a vacinação”, considerou a secretária da Sesau.

HOMENAGEM

Durante  a realização da CIB foi prestada homenagem ao médico Mauro Shugiro Tada, diretor do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical – Cepem, em Porto Velho, pelos relevantes serviços prestados na prevenção, controle e combate à malária.

“Tenho certeza que a competência e humildade do dr. Mauro representa vários dos senhores que estão presentes neste evento”, destacou Semayra Gomes.

Emocionado, o médico Mauro Tada afirmou que foi surpreendido e que sua dedicação sempre foi pautada no serviço público. “Essa foi minha motivação, mas não imaginava e não passa pela nossa cabeça quantos amigos temos. E o que representa cada um de vocês que passa por nossa vida. Muito obrigada por essa homenagem”.

Na CIB Itinerante o diretor do Cepem apresentou o Plano para Eliminação da Malária em Rondônia  -Pemar, junto aos municípios de Rondônia, seguindo as orientações estabelecidas pelo Ministério da Saúde  – MS.

A secretária municipal de Ji-Paraná, Wanessa Oliveira agradeceu a participação de todos e deixou mensagem aos presentes ao evento. “Quando Deus te dá uma missão, Ele te capacita para isso. E para nós, tudo o que envolve a missão chamada saúde é relevante. E o que fica é o legado que cada um de nós vai deixar”.

A próxima CIB será realizada em Porto Velho, nos dias 27 e 28 de julho. E a próxima e última versão itinerante da comissão acontecerá no município de Machadinho do Oeste, no mês de novembro.

Fonte: Secom  Texto: Mineia Capistrano  Fotos: Italo Ricardo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *