Costa Marques: Idaron alerta para foco de raiva no distrito de São Domingos do Guaporé

Costa Marques: Idaron alerta para foco de raiva no distrito de São Domingos do Guaporé

Diagnóstico laboratorial, emitido no último dia 27 de junho, confirmou foco de raiva dos herbívoros no distrito de São Domingos do Guaporé, região de Costa Marques, interior de Rondônia. Como se trata de doença grave, que pode acometer tanto o homem quantos os animais, de imediato, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) adotou as medidas sanitárias cabíveis e intensificou as ações de prevenção e combate a doença em todas as propriedades localizadas no raio de até 12 quilômetros do ponto focal, onde foi registrado o caso de raiva.Como já é comum quando há detecção desse tipo de enfermidade em animais de produção, a regional da Idaron em Costa Marques montou força tarefa para alertar os produtores rurais sobre a importância da vacinação do rebanho e visitará as propriedades rurais dentro do perifoco (no raio de até 12 Km) alertando sobre o modo de transmissão da raiva , bem como para detecção de abrigos de morcegos hematófagos, principal transmissor da doença.

O FOCO
O acompanhamento do caso teve início dia 13 de junho, quando o proprietário do animal notificou a Idaron sobre a ocorrência de um animal bovino que apresentava sintomas da doença. O animal estava prostrado e em decúbito lateral. Segundo o pecuarista, outros dois bovinos haviam morrido, possivelmente pela mesma causa. Todos os animais eram do mesmo pasto e tinha entre 9 e 12 meses de idade. O produtor informou que o rebanho não era vacinado contra a raiva ou carbúnculo, o que torna os animais suscetíveis à doença. Ele foi alertado sobre importância da profilaxia através da vacinação.

Assim que o animal veio a óbito, técnicos da Idaron fizeram a coleta de amostras e as encaminharam ao laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No dia 27 de junho foi divulgado o resultado do exame, apontando como positivo para raiva.

ÁREA EM ALERTA
A Idaron fez levantamento sobre o quantitativo de propriedades com explorações pecuárias e a população de animais susceptíveis existentes na área de abrangência do perifoco (raio de 12 km): são 241 propriedades, 42.746 animais, entre bovinos e bubalinos, além de 743 ovinos, 9 caprinos, 414 equídeos e 538 suínos.

Além das visitas técnicas às 241 propriedades, serão realizadas diversas ações sanitárias, como notificação das propriedades dentro dos 12 quilômetros da área focal, para vacinação de bovídeos, equídeos, caprinos e ovinos, num prazo de 15 dias. Nas propriedades localizadas no raio de três quilômetros do foco, a vacinação e declaração da vacina são obrigatórias.

Equipes da regional de Costa Marques também realizarão ações para detectar a existência de abrigos de morcegos hematófagos na região e de mordedura em animais. A iniciativa inclui principalmente ações educativas, com ampla divulgação sobre a enfermidade e suas consequências, através de palestras e reuniões em escolas e associações rurais com produtores, e distribuição de material gráfico. A divulgação também ocorre em meios de comunicação em rádios locais com veiculação de spots e entrevistas com técnicos para informação e esclarecer dúvidas da população.

Outra ação importante é a articulação com entidades públicas e a iniciativa privada, tais como a Secretaria Municipal de Saúde do município e as revendas de produtos agropecuários para as orientações sobre a ocorrência do foco para as devidas providências junto às pessoas que manipularam animais enfermos e vacinação dos rebanhos e animais de estimação. Além disso, a Agência também oficializa sobre a ocorrência do foco às Instituições parceiras como CRMV-RO, SENAR e AGEVISA para apoio dos profissionais nas ações de orientação e prevenção.

Fonte/Foto: Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *