Responsabilidade social é destacada em fase de Auditoria Cívica do Projeto Estudante Auditor
Com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes, éticos e engajados com a responsabilidade social, o governo de Rondônia deu início, dia 9, a fase de auditoria cívica do Projeto Estudante Auditor , na EEEMTI Brasília, em Porto Velho. A escola foi a primeira a participar da etapa.
O projeto de iniciativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nesta fase a avaliação detalhada pelos alunos das condições físicas e operacionais da escola, utilizando formulários elaborados pela equipe do Núcleo de Inovação e Prevenção à Corrupção. Os estudantes analisaram aspectos como infraestrutura, segurança e recursos, identificando possíveis melhorias.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto é fundamental para estimular o sentimento de responsabilidade e pertencimento nos estudantes. “Com a iniciativa, o governo busca incentivar a participação ativa dos alunos, promovendo valores morais como ética, encorajando a fiscalização cidadã e a participação de forma dinâmica e educativa com a comunidade escolar”, ressaltou.
ANÁLISE E MONITORAMENTO
Por meio da Diretoria de Fiscalização e Auditoria Interna, os estudantes tiveram o acompanhamento de auditores de carreira da CGE, que orientaram sobre o funcionamento e aplicação de uma análise e monitoramento em um ambiente, garantindo que a auditoria fosse conduzida com precisão e responsabilidade.
Durante a visita à escola, o coordenador do Estudante Auditor, Marcos Astre, expressou o entusiasmo pelo impacto do projeto. “É muito gratificante ver os jovens aprendendo sobre cidadania e cuidando da escola com um olhar crítico e responsável. Esse projeto significa acreditar que, ao formar cidadãos conscientes hoje, estamos construindo uma sociedade melhor para o futuro. Educação vai além da sala de aula — é ensinar valores como ética, respeito e responsabilidade, e o Estudante Auditor faz exatamente isso”, frisou.
Segundo o controlador-geral, José Alves de Aquino, os estudantes estão no centro das transformações que o estado deseja promover nas escolas. “Ao fazer parte desse projeto, eles aprendem a valorizar o que é público e a exercer a cidadania de forma prática, transformando-se em agentes de mudança”, evidenciou.
Nos dias 13,16 e 17, outras três escolas também iniciaram da fase de auditoria cívica, ampliando o impacto do projeto e envolvendo mais estudantes no processo de transformação e responsabilidade social: EEEFM Barão dos Solimões, EEEFM Capitão Cláudio Manoel da Costa e EEEFM Jorge Teixeira de Oliveira.
Fonte: Secom Texto: Mirna Carolina Fotos: Vitória Gonzaga