Após visitar Fiocruz Rondônia, Dr. Neidson destaca importância da fundação para avanços no combate ao coronavírus

Após visitar Fiocruz Rondônia, Dr. Neidson destaca importância da fundação para avanços no combate ao coronavírus

Parlamentar buscará apoio do Governo para fomentar estudos da instituição

Na segunda-feira (27), o deputado Dr. Neidson (PMN) esteve no escritório técnico da Fiocruz Rondônia, instituição de pesquisa que atua na diminuição dos problemas de saúde e desigualdades sociais, percebidos na região amazônica.

“A Fiocruz Rondônia tem como missão gerar, difundir e induzir soluções científicas e tecnológicas em patologias tropicais”, explicou Dr. Neidson.

De acordo com o deputado, a instituição também oferece qualificação profissional com cursos de mestrado e doutorado.

Segundo Neidson, além do Estado, a Fiocruz Rondônia conta com o apoio da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), que visa a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico através do fomento à ciência, tecnologia e inovação.

“Porém, observamos que a Fiocruz pode ajudar muito mais se conseguir uma maior parceria com o Governo, mas atualmente, eles não estão sendo bem aproveitados. Por exemplo, eles podem contribuir com os exames do coronavírus, uma vez que possuem a máquina que realiza, em tempo real, o diagnóstico molecular que detecta a Covid-19 com precisão”, ressaltou Dr. Neidson.

No entanto, durante a visita, o deputado foi informado que a Fiocruz não estaria recebendo apoio para a aquisição dos insumos necessários.

“O Governo Federal restringiu o repasse de recursos para eles, por outro lado, acredito que, por estarem instalados aqui em Porto Velho, o Poder Executivo poderia contribuir bem mais, tanto para os cursos de pós-graduação, quanto para os estudos e pesquisas sobre o processo inflamatório no organismo, causado pelo coronavírus, e consequentemente, para o diagnóstico da Covid-19 e um tratamento mais adequado para infectados de todo o estado”, enfatizou o deputado.

Após a visita, Dr. Neidson anunciou que buscará, junto ao Governo e aos demais deputados, ações que visem maior apoio a Fiocruz Rondônia.

“A Assembleia Legislativa também pode ajudar. Segundo a instituição, com mais recursos, existe a possibilidade de garantirmos avanços mais rápidos no diagnóstico da Covid-19 com a sintetização dos reagentes usados nos exames, e assim, contribuirmos para a construção de uma estratégia de cobertura às pessoas afetadas em Rondônia”, concluiu Dr. Neidson.