Dr. Neidson recebe membros do Cosems para discutir número de leitos clínicos e de UTI contratados pelo Estado

Dr. Neidson recebe membros do Cosems para discutir número de leitos clínicos e de UTI contratados pelo Estado

Conselho está realizando levantamento em todos os municípios de Rondônia e destaca leitos pagos pelo Governo durante pandemia e não ocupados por pacientes com Covid-19

O deputado Dr. Neidson (PMN) se reuniu com membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems/RO), durante a manhã de ontem. No encontro, realizado no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa, a pauta tratou sobre o levantamento realizado em todos os municípios acerca do número de leitos clínicos e leitos de UTI para atendimento de pessoas doentes com a Covid-19.

“Eles nos informaram de algumas situações onde se percebe muitos leitos clínicos contratados pelo Estado que não estão sendo ocupados, porém, estão sendo pagos da mesma forma. E os leitos de UTI’s, que são essenciais, são poucos em todo o estado”, relatou o deputado.

Segundo o parlamentar, na próxima terça-feira (18), uma segunda reunião será realizada para abordar o assunto com as autoridades competentes.

“Após o Cosems apresentar o relatório do levantamento ainda essa semana e também algumas propostas para o Governo, nos reuniremos novamente, vamos convidar a diretoria da Sesau, representantes do Ministério Público e também, os demais deputados da Casa de Leis”, disse Dr. Neidson.

O deputado comentou sobre os 20 leitos de UTI disponibilizados em Vilhena onde 10 estariam parados por falta de pessoas para trabalhar e também de medicamentos.

“E é justamente em razão desses problemas que o Cosems quer apresentar algumas propostas ao Governo do Estado, para que assim, possamos amenizar o sofrimento da população e melhorar os atendimentos a pacientes graves, principalmente aqueles acometidos pela Covid-19”, declarou Neidson.

Ainda de acordo com o deputado, uma terceira reunião, realizada por meio da Comissão de Saúde, da qual o parlamentar faz parte, também será marcada para tratar tanto sobre o relatório do Cosems, quanto da descentralização de especialidades médicas, do retorno das cirurgias eletivas e das consultas ambulatoriais de forma graduada.

“E provavelmente apresentaremos uma Recomendação Legislativa para tentarmos resolver todos esses problemas que estão acontecendo em todo o estado”, concluiu o parlamentar.

Participaram da reunião a presidente do Cosems,  Vera Lucia Quadros, a vice-presidente, Rubi Ferreira da Costa, a secretária executiva da entidade, Cristina Mabel do Nascimento, a assessora jurídica da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Ivonete Rodrigues Caja e autoridades municipais.