Espigão do Oeste: Curso de arbitragem em voleibol qualifica profissionais do esporte

Espigão do Oeste: Curso de arbitragem em voleibol qualifica profissionais do esporte

Curso de noções básicas de arbitragem em Voleibol acontece em Espigão do Oeste

 

Teve início na semana passada o curso de noções básicas de arbitragem em Voleibol, em Espigão do Oeste . O objetivo é atualizar e qualificar os profissionais do mercado de trabalho esportivo, proporcionando um diferencial em seus currículos por meio do certificado emitido ao final do curso. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel é responsável pela realização do curso, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo – Semelc do município, com apoio da Associação de Pais e Atletas do Voleibol de Espigão do Oeste – Apaveo.

Aulas contribuem para o fortalecimento do esporte 

Estudantes, acadêmicos, professores e esportistas das cidades de Espigão do Oeste, Alta Floresta, Cacoal, Vilhena e Pimenta Bueno participaram da primeira atividade do curso. Sandrinny Honorato, esportista da cidade de Cacoal, mencionou as dificuldades enfrentadas devido ao número reduzido de técnicos de arbitragem na região. “Temos uma demanda significativa de competições, com vários campeonatos que envolvem os municípios de Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Cacoal e Vilhena. Por isso é importante ampliar o leque de técnicos presentes nesse campo e esse tipo de curso contribui com isso”, explicou.

As aulas do curso ministradas pelo instrutor Edvaldo Botelho Araújo, árbitro nacional de voleibol da Confederação Brasileira de Vôlei – CBV e da Federação Rondoniense de Voleibol – FRV, conta com a chancela da Federação Rondoniense para atuação no Estado. A programação do curso se estenderá até domingo, 16, com atividades envolvendo aulas teóricas e práticas.

O secretário da Sejucel, Júnior Lopes, destacou o compromisso do Governo de Rondônia com a qualificação dos profissionais e o fortalecimento do esporte no Estado. “Esse curso de arbitragem em voleibol é uma iniciativa importante para promover a atualização e a capacitação dos profissionais do esporte. Estamos comprometidos em fornecer as ferramentas necessárias para que os participantes se destaquem nesse mercado tão competitivo”, afirmou.

A solenidade de abertura do curso também contou com a presença de autoridades e representantes do esporte local, entre eles, o secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo – Semelc, Wedson Cicero Tiburtino, a presidente da Associação de Pais e Atletas do Voleibol de Espigão do Oeste – Apaveo, Daiane Gasparin e o professor César José Epifânio, técnico há 25 anos na modalidade e Técnico da Seleção Rondoniense de Voleibol Sub 16 e Sub18.

Fonte: Secom   Texto/Foto: Paulo Amorim