DER inicia remoção do pavimento antigo em trechos que ganharão faixa adicional na RO-010, entre Rolim de Moura e Nova Estrela

DER inicia remoção do pavimento antigo em trechos que ganharão faixa adicional na RO-010, entre Rolim de Moura e Nova Estrela

São aproximadamente três quilômetros de asfalto velho que serão removidos

Equipes do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER iniciaram na semana passada, a remoção do pavimento antigo nos trechos que receberão faixas adicionais (terceira faixa) na Rodovia-010, entre Rolim de Moura e o distrito de Nova Estrela, região da Zona da Mata. De acordo com o chefe da equipe, Rogério Nicácio, os trabalhos consistem na remoção do pavimento danificado, onde foram detectadas avarias e patologias pelo corpo técnico do DER. “Após a remoção do pavimento velho, será tratada a sub-base e base para aplicação da capa asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ”, ponderou.

Comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militar

reforçou a importância da terceira faixa

O gerente regional da usina de asfalto do DER na Zona da Mata, Thiago Moreira pontuou que, são aproximadamente três quilômetros de asfalto velho que serão removidos. Mais dois quilômetros serão restaurados com remendos superficiais e profundos, totalizando mais de cinco quilômetros de pavimentação velha, revitalizada e recuperada.

Segundo o diretor-geral do DER, Eder Fernandes, serão 4,3 quilômetros de terceira pista. “A RO-010 receberá a primeira faixa adicional no quilômetro 4,7 ao 6, no lado direito, antes da linha 192. O segundo trecho terá início após a linha 192, estendendo-se do quilômetro 7 ao 8,8, no lado esquerdo. Já o terceiro segmento abrangerá do quilômetro 9,4 ao 10,7, no lado direito”, explicou.

TRECHO PERIGOSO

O comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Capitão Lindonei de Souza Conceição afirmou que, a implantação da terceira faixa diminuirá o índice de acidentes na localidade. “O trecho entre Rolim de Moura e Nova Estrela já foi palco de muitos acidentes graves e fatais. Nossa equipe, no ano de 2021, atendeu 14 acidentes; em 2022, 23 acidentes foram registrados. Já em 2023, até o momento, 11 acidentes já foram registrados nesse trecho”, disse.

Fonte: Secom   Texto: Ricardo Barros