Time de futsal masculino da escola Major Guapindaia vai representar o Brasil em Campeonato Mundial Escolar, na Sérvia

Time de futsal masculino da escola Major Guapindaia vai representar o Brasil em Campeonato Mundial Escolar, na Sérvia

Integrantes do time de futsal e o técnico foram recebidos no gabinete da titular da Seduc

A delegação rondoniense de futsal masculino Sub-18, com 12 estudantes-atletas da Escola de Ensino Médio Integral Major Guapindaia e mais três membros da comissão técnica, vão embarcar no dia 7 de outubro rumo a Belgrado, capital da Sérvia, para representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar. O campeonato acontecerá de 8 a 18 de outubro. Para a viagem internacional, a equipe contou com um suporte de recursos do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, que disponibilizou verbas para cobrir despesas da delegação.

Os atletas foram convocados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE, que dará todo apoio com intérprete, acompanhamento, logística e alojamento para os estudantes. Como o Brasil foi o último campeão Mundial, em 2022, o time garantiu a vaga remanescente. A equipe foi campeã com medalha de Bronze do futsal masculino juvenil nos Jogos Escolares Brasileiros, na última edição.

12 estudantes-atletas e três membros da Comissão Técnica

embarcam no próximo dia 7 de outubro rumo a Belgrado

O estudante-atleta, João Victor, de 15 anos, conta que é a primeira vez que vai ultrapassar a fronteira do país para participar de um campeonato. “É uma experiência incrível, poucos viveram isso e eu estou tendo a oportunidade. Minha família está preocupada, correndo atrás das papeladas, documentações, pois tem muita coisa a ser resolvida, mas é uma felicidade grande para eles e para mim”, destacou.

Para o governador, Marcos Rocha, essas competições fomentam a prática de esporte nas escolas. “É um momento importante para esses jovens que vão ter a oportunidade de mostrar seu talento. O Governo do Estado investe, também, no segmento da prática do esporte nas unidades escolares. Esse campeonato vai revelar os talentos do nosso Estado para o mundo”, finalizou.

ROTINA

O time com atletas de 15 a 17 anos, treina todos os dias, no período da tarde e à noite. O diretor da Escola Major Guapindaia, Célio Leandro destacou que, a expectativa dos alunos é grande. “O time e toda a comissão técnica está eufórica. É um campeonato mundial. Imagina a dimensão que isso é na vida desses jovens. Estamos ansiosos e as famílias estão apoiando a nossa comunidade, que está super envolvida nessa novidade”, pontuou.

VISITA AO GABINETE DA SEDUC

Na manhã da segunda-feira (18), os atletas e a comissão técnica estiveram reunidos com a secretária da Seduc, Ana Pacini. Segundo Célio Leandro, a Secretaria de Estado da Educação disponibilizou o recurso financeiro que vai ajudar a cobrir as despesas como seguro de viagem, vestimenta, alimentação, translado, hospedagem e taxa de entrada para a Europa. “Viemos aqui com a secretária e ela abraçou a causa. Deu atendimento imediato para que nossos estudantes pudessem ir à Sérvia”, salientou.


Fonte: Secom   Texto: Emanuelle Pontes  Fotos: Sarah Garcia e Célio Leandro