EuTuristando – Nossa dica de turismo para você!

EuTuristando – Nossa dica de turismo para você!

Desbrave o Brasil com a Eucatur.

Em suas viagens pelo Brasil, há joias arquitetônicas e culturais que simplesmente não podem ser ignoradas, e uma delas é, sem dúvida, o Teatro Amazonas. Localizado no coração de Manaus, no Largo de São Sebastião, este magnífico edifício não é apenas um dos principais símbolos culturais e arquitetônicos do Estado do Amazonas, mas também um portal para a rica história do ciclo da borracha que marcou profundamente a região.

Inaugurado na virada do ano de 1896, em 31 de dezembro, o Teatro Amazonas é uma construção que fascina tanto por sua imponência quanto pela sua beleza. Reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional desde 1966, ele se mantém como um guardião das artes, preservando grande parte de sua arquitetura e decoração originais. Inspirado no Renascimento, com um toque eclético, o teatro destaca-se visualmente já a partir do exterior, especialmente por sua cúpula icônica. Decorada com 36 mil peças cerâmicas nas cores da bandeira brasileira, essa cúpula foi importada da Alsácia, na França, e representa um dos elementos mais fotografados e admirados por visitantes.

Internamente, o salão principal de espetáculos oferece 684 assentos, distribuídos entre a plateia e três níveis de camarotes, criando um ambiente intimista e acolhedor. Olhar para cima revela outro elemento surpreendente: um teto côncavo adornado com quatro magníficas telas pintadas em Paris pela Casa Carpezot, que adicionam um toque de arte e história ao espaço.

Além de ser um local para apresentações memoráveis, o Teatro Amazonas abriga um museu em suas dependências, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes. Este espaço contém itens que narram a trajetória do teatro, incluindo maquetes de óperas do renomado compositor alemão Richard Wagner, que foram especialmente concebidas pelo designer e cenógrafo inglês Ashley Martin-Davis para as montagens do ciclo do “Anel do Nibelungo” em diferentes edições do Festival Amazonas de Ópera.

Visitar o Teatro Amazonas é mergulhar em uma parte essencial da história e da cultura brasileira, uma experiência enriquecedora para turistas e amantes da arte de todo o mundo. Se você já teve a oportunidade de visitar este local emblemático, compartilhe conosco suas impressões e momentos favoritos. E se ainda não visitou, fica aqui o nosso convite para explorar este e outros tesouros culturais do Brasil.

Fonte: Assessoria