Memorando de entendimento propõe ampliar cooperação técnica e científica entre Brasil e Bolívia

Memorando de entendimento propõe ampliar cooperação técnica e científica entre Brasil e Bolívia
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, participou de uma solenidade oficial para assinatura de Memorando de Entendimento sobre comércio, desenvolvimento, capacitação e inovação tecnológica entre Brasil e Bolívia. A cerimônia aconteceu no mês passado no Palácio Itamaraty, em Brasília, DF.

O documento reafirma o compromisso conjunto de trabalhar na construção de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário dos dois países. Pelo lado brasileiro, assinaram o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. Pelo lado boliviano, assinou o ministro do Desenvolvimento Rural e Terras, Remmy Gonzáles Atila.

“Este memorando irá promover uma aproximação e estreitamento do relacionamento em termos de inovação agropecuária, entre as instituições do Brasil e da Bolívia, promovendo canais para o intercâmbio de conhecimento e abrindo portas para novas parcerias”, afirma a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. Após a assinatura, as áreas competentes dos países e suas respectivas entidades de pesquisa agropecuária devem começar a definir estratégias para construção de projetos e ações em cooperação.

Intercâmbio de material genético, eventos, ações de capacitação e compartilhamento de informações sobre cadeias produtivas são algumas das ações que poderão derivar do memorando. “Importante ressaltar que à medida que projetos envolvendo a Embrapa se concretizarem e novos instrumentos específicos forem assinados, a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) será fundamental para avançar nas parcerias”, destaca.

Na ocasião, também foi assinado um Memorando de Entendimento sobre Fertilizantes pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, pelo ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Pelo lado boliviano, assinaram o documento o ministro do Desenvolvimento Rural e Terras, Remmy Gonzáles Atila e o ministro dos Hidrocarbonetos e da Energia do Estado Plurinacional da Bolívia, Franklin Ortiz.

Fonte: Embrapa Foto: Sibelle de Andrade Silva