Serviços de Declaração de Doadores e Resultado de Exames para Doador de Sangue são integrados ao Portal do Cidadão

Serviços de Declaração de Doadores e Resultado de Exames para Doador de Sangue são integrados ao Portal do Cidadão

Declaração de Doadores e Resultados de Exames para Doador de Sangue integrados ao Portal do Cidadão

O Governo de Rondônia, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), publicou os serviços de “Declaração para Doadores” e “Resultado de Exames para Doador de Sangue”, que agora podem ser solicitados diretamente pela Plataforma do Portal do Cidadão, atendendo ao Planejamento Estratégico de Rondônia em sua base de Gestão Estratégica, que visa aumentar a eficiência e a qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia, integrando todos os serviços públicos acessados de forma remota pelo cidadão.

Conforme destacado pela Superintendência Estadual de Tecnologia e Comunicação (Setic), nesse primeiro momento, os serviços estão disponíveis apenas para a cidade de Porto Velho. Para acessar, a pessoas deve entrar no Portal do Cidadão, digitar no campo de pesquisa: “Declaração para Doadores” e “Resultado de Exames para Doador de Sangue”, selecionar o atendimento online e seguir o passo a passo informado. Após a solicitação do serviço, o usuário poderá acompanhar o andamento pelo próprio Portal, assim como, também receberá notificações do serviço solicitado no email cadastrado no GOV.BR.

A assessora de Transformação Digital, Khetley Nay, destacou a importância dos serviços estarem implementados ao Portal. “O Portal do Cidadão garante não apenas a segurança no acesso a esses serviços, mas também proporciona facilidade aos doadores, permitindo que tenham acesso aos recursos sem a necessidade de deslocamento até a Fhemeron”, salientou.

O superintendente da Setic, Delner Freire, enfatizou quanto à relevância desse processo tornar-se mais eficiente e acessível, promovendo uma participação mais ampla e engajada por parte dos doadores. “Essa integração de serviços busca incentivar a doação de sangue, além de facilitar o acesso aos benefícios associados a esse ato de amor ao próximo, fortalecendo assim a contribuição da comunidade para a saúde coletiva”, disse.

PORTAL DO CIDADÃO

Lançado em 2022, o Portal do Cidadão é uma plataforma integrada que unifica os serviços de interesse do cidadão, como agendamentos de Carteira de Identidade Nacional (CIN), Passe Livre do Idoso/Pessoa com Deficiência (PcD), solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, e mais de 70 outros serviços.

A plataforma utiliza a tecnologia de login único do Governo Federal, o GOV.BR. Com apenas alguns cliques, o cidadão pode realizar agendamentos, solicitações e acompanhamentos, sem a necessidade de deslocamento até os pontos de atendimentos.


Fonte: Secom  Texto/Foto: Idan Souza