Clone de cajueiro-anão BRS 555: Busca por parcerias

Clone de cajueiro-anão BRS 555: Busca por parcerias
A microrregião Serra de Santana, situada no Polo de Cajucultura das Serras Centrais, no Rio Grande do Norte, é um importante centro de produção de caju. A carência de cultivares adaptadas ao semiárido de altitude (600 m a 800 m), contudo, representa um risco à sustentabilidade da atividade do agronegócio caju, tornando a produção local vulnerável aos fatores climáticos, fitossanitários e socioeconômicos. O desenvolvimento de uma nova cultivar adaptada, mais produtiva e com boas qualidades da castanha e do pedúnculo, certamente dará uma grande contribuição para o agronegócio regional. É com esse objetivo que a Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu o clone BRS 555 com indicação para o semiárido de altitude.

Sobre o ativo

O BRS 555 é uma cultivar de cajueiro anão recomendada para regiões serranas do semiárido brasileiro. Possui elevada produtividade e resistência à broca-do-tronco e à bacteriose.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado

Alta produtividade de castanha e pedúnculo; resistência à broca-do-tronco e à bacteriose; adaptação à região serrana do semiárido do RN.

Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
Não há atualmente no mercado nenhum clone específico para a região serrana do semiárido (altitude de 600 a 800 m). O clone BRS 555 possui produtividade elevada, resultando em maiores ganhos econômicos ao produtor. Além disso, como é resistente à broca-do-tronco e bacteriose, tem menor necessidade de pesticida, reduzindo assim o custo de produção ao produtor e ao consumidor.

Finalidades da parceria

Desenvolvimento de Mercado

O que se espera da parceria?
Expansão do acesso da cultivar para regiões de semiárido serrano.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
O ativo será disponibilizado na forma de mudas, produzidas e comercializadas por viveiristas habilitados em processo de oferta pública conduzido pela Embrapa.
Se achar este ativo  interessante para uma parceria com a Embrapa, entre em contato.

Unidade Responsável:

Embrapa Agroindústria Tropical

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

Fonte: Embrapa   Foto: Luiz Serrano