Escola em comunidade ribeirinha recebe uniformes produzidos pelo Projeto “Pintando a Liberdade”

Escola em comunidade ribeirinha recebe uniformes produzidos pelo Projeto “Pintando a Liberdade”

A escola possui 300 alunos e todos receberam 2 uniformes produzidos pelo “Pintando a Liberdade”

Utilizando mão de obra reeducanda em prol da sociedade, o Governo de Rondônia entregou na sexta-feira (8), 600 uniformes para estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deigmar Moraes de Souza, localizada na comunidade ribeirinha, Cujubim Grande, a cerca de 36 quilômetros de Porto Velho. O material foi produzido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com ações do Projeto Pintando a Liberdade.

Durante a entrega foi apresentado o Programa Pintando a Liberdade

A escola possui 300 alunos, que estudam do Pré 1 ao 9º ano e todos receberam dois uniformes. Foram doadas também, cinco bolas de futebol, para fomento das práticas esportivas, no espaço escolar. O material para a produção foi custeado pela Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) da Comarca de Porto Velho, com produção realizada dentro da Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso e Penitenciária de Médio Porte, por 40 reeducandos que integram o Pintando a Liberdade.

RESSOCIALIZAÇÃO

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, para que a ressocialização no sistema prisional seja efetiva, é fundamental que haja uma atuação conjunta entre a sociedade, o Governo do Estado e as instituições responsáveis pela execução penal. “Essa entrega é uma junção de esforços, verba da Vepema, Programa Pintando a Liberdade, executado pelo Governo de Rondônia, e também dos reeducandos que se empenham em aprender e exercer o trabalho de costura no sistema prisional; quem ganha, sem dúvidas, é a sociedade”, ressaltou.

Para o Governo do Estado, é fundamental a utilização da mão de obra reeducanda como forma de reabilitação, sendo uma prática que visa não apenas ocupar o tempo, mas também desenvolver habilidades profissionais e promover a reintegração social.


Fonte: Secom  Texto: Taiana Mendonça  Fotos: Taiana Mendonça